Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 28 de abril de 2018
Agildo Ribeiro morreu aos 86 anos, no Leblon, no Rio de Janeiro. A morte do ator foi anunciada neste sábado (28). Agildo sofria de problemas cardíacos.
Agildo da Gama Barata Ribeiro Filho nasceu no Rio de Janeiro em 26 de abril de 1932. Conhecido também como “capitão do riso”, o ator iniciou a carreira no rádio, mas seu reconhecimento foi após seus trabalhos cômicos na televisão. “Virou hábito: eu abro a boca e todo mundo ri. Eu nasci para ser artista”, declarou o ator em entrevista.
O ator tem dezenas de trabalhos no teatro, cinema e TV. Agildo foi o primeiro ator a interpretar João Grilo, personagem central da peça “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna.
Entre os destaques na TV estão os trabalhos em “O Planeta dos Homens” (1976), “Estúdio A… Gildo” (1982), “Escolinha do Professor Raimundo” (1999) e “Zorra Total” (1999). O trabalho mais recente do ator foi no humorístico “Tá no Ar: a TV na TV”.
Já no cinema, seus trabalhos mais recentes foram em “Casa da Mãe Joana” (2008) e “O homem do ano” (2003). Agildinho, como era conhecido na infância, se inspirava na realidade para fazer graça desde criança. “Eu sou muito observador, tenho um ouvido incrível. Tenho mania de imitar os outros e a imitação é o caminho inicial para fazer um tipo”, dizia Agildo. Em março de 2018, o ator foi homenageado no Prêmio do Humor, evento idealizado e apresentado por Fábio Porchat.
Em 2012, Agildo Ribeiro descobriu que tinha um filho, na época, com 47 anos. Marcelo Galvão é de uma relação de Agildo em 1965. Ao longo da vida, o ator teve diversos casamentos, incluindo com as atrizes Marília Pera e Consuelo Leandro.
Ao longo da vida, o ator teve diversos casamentos, incluindo com as atrizes Marília Pera e Consuelo Leandro. Seu último casamento foi com a atriz e bailarina Didi Barata Ribeiro. Os dois ficaram juntos durante 35 anos. Didi morreu em 2009.
Veja a repercussão da morte de Agildo Ribeiro:
Michel Temer, presidente do Brasil, no Twitter: “É triste perder um talento do humor do porte de Agildo Ribeiro, que tantas gerações alegrou. Profissional do riso que não perdia a elegância e inteligência jamais. Um mestre. Meus sentimentos à família e amigos”.
Whindersson Nunes, youtuber e humorista, no Twitter: “Um mestre do humor faleceu hoje…”
Serginho Groisman, apresentador, no Twitter: “Versátil com um humor irônico e único. Fica em paz, Agildo Ribeiro”.
Fábio Porchat, ator e humorista, no Instagram: “A comédia brasileira perde mais um Grande! Triste pensar num mundo sem as piadas do Agildo. Obrigado por tudo o que fez por nós! Tenho a certeza de que o @premiodohumor só teve a ganhar com sua história!”.
Marcos Veras, ator e humorista, no Instagram: “Eu comecei na TV Globo em 2009 ao lado dele no ‘Zorra Total’. E foram alguns lindos anos de convivência em cena, nos bastidores e até Natal na minha casa com minha família. Agildo era um mestre na arte de fazer rir. Fez parte da minha infância, adolescência e da minha vida profissional.
Lúcio Mauro Filho, ator e humorista, na GloboNews: “O Agildo sabia transitar dentro do politicamente incorreto. Porque essa expressão sempre existiu. Cabe ao humorista saber os limites. E o Agildo sabia fazer isso como ninguém.
O mundo fica mais chato sem o Agildo. Um grande comediante, um grande ator, um grande artista. E pra mim uma influência em todos os níveis. Era um grande amigo do meu pai, me tratava como um filho.
Maria Clara Gueiros, atriz e humorista, na GloboNews: “Além de ser uma referência pra mim como comediante, tenho uma super admiração e respeito pelo trabalho dele. Foi um super colega no ‘Zorra [Total]’, de um carinho com os comediantes que estavam aparecendo, e sempre tentando se renovar.
Evandro Mesquita, músico e ator, no Instagram: “Descanse em paz!!! Queridíssimo!!! Gênio!!! Gente finíssima!!!”.
Danilo Gentili, apresentador, no Twitter: “Agildo Ribeiro deixará saudades. Estávamos prestes a convidá-lo para a série ‘Os Exterminadores do Além’. Uma pena. Que descanse em paz”.
Raul Jungmann, ministro da Segurança Pública, no Twitter: “Partiu Agildo Ribeiro. Querido, humano, amigo, grande artista popular brasileiro. Saudade, tristeza, perda, vazio”.
Sonia Abrão, apresentadora, no Instagram: “Morre Agildo Ribeiro, o ‘Capitão do Riso’, aos 86 anos. É o Brasil ficando cada vez mais triste!!!”.
Cidinha Campos (PDT-RJ), deputada estadual, no Twitter: “Agildo foi encontrar com Didi. Meu Deus! Como é triste perder pessoas que amamos!”.