Morreu na tarde desta segunda-feira (22), no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, o ex-vereador e ex-deputado Pedro Américo Leal, aos 92 anos. Ele estava internado há algumas semanas.
Em nota a presidência da Assembleia Legislativa gaúcha lamentou o falecimento do ex-deputado e manifestou seu pesar e solidariedade à família de Pedro Américo Leal. O velório vai ser realizado nesta terça-feira (23), das 9h às 17h, no Salão Júlio de Castilhos do Palácio Farroupilha. Devido ao falecimento, foi cancelada a sessão plenária desta terça.
A Câmara de Vereadores de Porto Alegre decretou luto de três dias.
Carioca de São Cristóvão, Pedro Américo Leal chegou a Porto Alegre aos 17 anos de idade para iniciar carreira militar. Em 1967 aceitou convite para ser chefe de Polícia do Rio Grande do Sul, cargo que ocupou até o final de 1968, quando foi transferido para a reserva como tenente-coronel.
Em 1970 elegeu-se deputado estadual pela Arena (Aliança Renovadora Nacional), reelegendo-se por mais três legislaturas. Em 1992, retorna à política, elegendo-se vereador, cadeira que ocuparia por mais duas legislaturas.