Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Música Charles Aznavour, o mestre da canção francesa vendeu mais de 100 milhões de discos ao longo de sua carreira. Sua morte é lamentada no mundo todo

Compartilhe esta notícia:

Em carreira de mais de 80 anos, o popstar francês vendeu mais de 100 milhões de discos. (Foto: Divulgação)

Charles Aznavour, popstar da música francesa, morreu aos 94 anos na madrugada desta segunda-feira (1º), disse um porta-voz à agência France Presse. Ele estava em sua casa no Alpilles, Sul da França, depois de voltar de uma turnê no Japão. O cantor teve uma carreira de mais de 80 anos, e era frequentemente descrito como o Frank Sinatra da França. Aznavour, que nasceu Shahnour Varinag Aznavourian em Paris (seus pais eram armênios), vendeu mais de 100 milhões de discos ao longo da carreira. Ele é conhecido principalmente pelo sucesso “She”.

Originalmente chamada de “Tous les visages de l’amour”, a música foi lançada em 1974 e ganhou logo depois a versão em inglês, que chegou ao primeiro lugar na lista das mais ouvidas na Inglaterra. Em 1999, o hit foi gravado pelo britânico Elvis Costello para o filme “Um lugar chamado Notting Hill”, estrelado por Hugh Grant e Julia Roberts.

“La bohème”, “La mamma” e “Emmenez-moi” também estão entre suas canções mais famosas. Uma das marcas do repertório do cantor é o tom nostálgico. Como compositor, criou músicas para artistas como Edith Piaf. Nascido Shahnour Varinag Aznavourian, filho de pais armênios em Paris, o músico vendeu mais de 100 milhões de discos e também trabalhou como ator em mais de de 60 filmes.

Em maio deste ano, foi internado após fraturar o úmero (osso mais longo do membro superior). numa queda em sua casa. Um mês antes, precisou cancelar um show em São Petersburgo, na Rússia, depois de sofrer um ataque de lombalgia, condição que afeta a parte inferior da coluna. Aznavour ganhou uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood em 2017. Ele deixa seis filhos.

Carreira

Aos 94, a carreira do cantor continuava ativa. Em seu site oficial, tinha shows marcados de outubro deste ano até junho de 2019, em lugares como Kiev, Bruxelas e Tel Aviv. O jornal Le Monde escreve que Azvanour “era a França”. “Uma França internacional, terra acolhedora, que sabe ensinar aos seus filhos valores fundamentais, mas também charmosa, com um romantismo sexy e com um tipo de leveza que equilibra o norte introvertido e o sul extravagante.”

Aznavour esteve recentemente no Brasil, em março 2017. Fez shows no Rio e em São Paulo. Esteve no País também em 2008, passando por cidades como Recife, Fortaleza e Goiânia, além de Rio e São Paulo. Sua estrela é a número 2.618 no famoso Hollywood Boulevard, em frente ao teatro histórico Pantages, em Los Angeles, cujos espetáculos são exclusivamente dedicados às comédias musicais.

A Câmara de Comércio de Hollywood divulgou um comunicado afirmando estar orgulhosa em anunciar que Aznavour entra para a constelação: “Charles Aznavour é um artista popular, conhecido no mundo inteiro e amado por milhões de fãs de todas as gerações”, declarou Ana Martinez, produtora das cerimônias na Calçada mais famosa do planeta.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Música

Angela Maria: veja a repercussão da morte da cantora, a rainha do rádio
Neto de músico, DJ Roger Dreissig solidifica carreira
https://www.osul.com.br/morre-aos-94-anos-o-cantor-charles-aznavour-considerado-o-frank-sinatra-da-franca/ Charles Aznavour, o mestre da canção francesa vendeu mais de 100 milhões de discos ao longo de sua carreira. Sua morte é lamentada no mundo todo 2018-10-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar