Quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Morre ex-ministro do Supremo Sepúlveda Pertence aos 85 anos

Compartilhe esta notícia:

O magistrado era tido com uma unanimidade no meio jurídico e político do Brasil.

Foto: José Cruz/Agência Brasil
O magistrado era tido com uma unanimidade no meio jurídico e político do Brasil. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence, 85 anos, morreu neste domingo (2). Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em Brasília. A causa da morte não foi divulgada.

Indicado pelo então presidente da República, José Sarney, Sepúlveda Pertence foi nomeado ministro em 1989. No STF, foi vice-presidente em 1994 e depois assumiu a presidência entre 1995 e 1997. Já no Supremo, ele também foi indicado para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Corte a qual presidiu em duas ocasiões: entre 1993 e 1994 e entre 2003 e 2005. Aposentou-se da Suprema Corte em 17 de agosto de 2007.

Segundo a família, o velório será no salão branco do STF nesta segunda-feira (3), a partir das 10h. O enterro será na ala dos pioneiros do Cemitério Campo da Esperança também na capital federal.

Repercussão

O ministro Luís Roberto Barroso afirmou, em rede social, que “é triste a notícia da partida de José Paulo Sepúlveda Pertence, um dos maiores que já passaram pelo STF”. “Brilhante, íntegro e adorável, influenciou gerações de juristas brasileiros com sua cultura, patriotismo e desprendimento. Fará imensa falta a todos nós”, afirmou.

Já o ministro Gilmar Mendes disse que “Sepúlveda Pertence, foi um dos mais distintos juristas brasileiros. Atuou na resistência à ditadura e na reconstrução democrática que resultou na CF de 1988. Foi brilhante como PGR e como Ministro do STF, onde com muito orgulho fui seu colega. Muito me pesa seu falecimento”.

“O Brasil perdeu um grande e incansável defensor da Democracia com a morte de Sepúlveda Pertence. Notável advogado, jurista e Ministro do Supremo Tribunal Federal, deixará um eterno legado de amizade, seriedade e Justiça. Meus sentimentos aos seus familiares”, afirmou o ministro Alexandre de Moraes.

O ministro Edson Fachin escreveu que o “Brasil perde quem fundou um léxico na interpretação constitucional contemporânea. O ministro José Paulo Sepúlveda Pertence foi capaz de ler o Supremo da Constituição de 1988, traduzindo-nos razão e paixão pela democracia, pela defesa das garantias constitucionais do devido processo legal e da ampla defesa. O jurista, defensor do Ministério Público, da Justiça e da Democracia soube cumprir a vida. À família enlutada nossos sentimentos”.

Já o novo integrante do Supremo, Cristiano Zanin, ressaltou que “o ministro Sepúlveda Pertence merece destaque na história da luta pelos direitos e garantias individuais, notadamente na seara criminal. Atuou com afinco na busca da dignidade da pessoa humana, tanto exercendo suas atribuições no Ministério Público, quanto no exercício da Magistratura e da advocacia. Deixa-nos seus ensinamentos pela busca da liberdade e da democracia”.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, disse que “Sepúlveda Pertence deixa um legado incontestável na vida jurídica do país. Por onde passou – na banca, na PGR e tribunais superiores – sua atuação foi impecável na defesa dos direitos do cidadão. Atuava de acordo com os autos, imune a pressões. Meus sentimentos à família e aos amigos”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Polícia Civil faz ofensiva contra grupo suspeito de aplicar golpe do bilhete premiado no RS
Inscrições para lista de espera do Sisu terminam na próxima terça
https://www.osul.com.br/morre-ex-ministro-do-stf/ Morre ex-ministro do Supremo Sepúlveda Pertence aos 85 anos 2023-07-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar