Sexta-feira, 25 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 30 de janeiro de 2024
Jandira interpretou Zoraide, na novela "O Clone", da TV Globo
Foto: Reprodução de TVA atriz Jandira Martini morreu na segunda-feira (29), aos 78 anos, em São Paulo, após uma longa batalha contra um câncer no pulmão. A informação foi divulgada nesta terça-feira (30) pelo ator Marcos Caruso, amigo da atriz há décadas.
“Jandira Martini, minha maior amiga e prova de que os opostos se atraem e se completam. Juntos escrevemos peças, roteiros de cinema, séries e novelas. Minha grande confidente, conselheira e responsável pelas minhas maiores gargalhadas. Minha mestra. Sabe quando você passa pela escola na qual você estudou e vê que o prédio foi demolido? Assim me sinto com a sua partida”, lamentou Caruso nas redes sociais.
Nascida em Santos, no litoral de São Paulo, e formada em Interpretação pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo, Jandira começou a sua carreira no teatro paulistano, no final dos anos 1960, com “Joana D’Arc Entre as Chamas”. Nos palcos, a trajetória da atriz somou mais de 20 peças, entre elas, “Sua Excelência, “O Candidato”, “Porca Miséria”, “Operação Abafa”, “O Eclipse” e o monólogo “Prof! Profa!”.
Na TV Manchete, Jandira foi autora e atriz da novela “Ana Raio e Zé Trovão”. No SBT, atuou em “Éramos Seis” e “Sangue do Meu Sangue”.
Na TV Globo, a atriz participou de várias novelas. Entre as interpretações mais famosas, está a da personagem Zoraide, em “O Clone”. Ela também atuou em “Sassaricando”, “Morde e Assopra”, “América”, “Desejo Proibido”, “Caminhos das Índias”, “Escrito nas Estrelas” e “Salve Jorge”.
Após a divulgação do seu falecimento, artistas, fãs, amigos e familiares prestaram homenagens à atriz nas redes sociais.