Ícone do site Jornal O Sul

Morre o estilista Paco Rabanne aos 88 anos

O estilista virou sinônimo de perfumes best-sellers e ficou conhecido por ousar em seus desfiles. (Foto: Reprodução)

O estilista espanhol Paco Rabanne morreu aos 88 anos, conforme anúncio feito nessa sexta-feira (3), pelo presidente da Câmara de Vannes, David Robo. Nome reconhecido na moda e também na perfumaria morava na França.

Segundo o jornal francês “Le Monde”, ele morreu em Portsall, na França.

“Estou profundamente triste com a morte do Sr. Paco Rabanne”, disse Marc Puig, presidente e CEO da Puig, empresa que controla a marca Paco Rabanne.. A causa da morte não foi revelada.

O estilista virou sinônimo de perfumes best-sellers e ficou conhecido por ousar em seus desfiles, com o uso de novos materiais como metal, plástico, alumínio, fibra ótica, concreto e muitos outros.

Vida

Francisco Rabaneda Cuervo nasceu em Pasaia, País Basco, no dia 18 de fevereiro de 1934. Estilista espanhol deixou sua marca nas passarelas com suas criações futuristas, que conquistou o público a partir da década de 1960.

Apaixonado pela França, estilista se exilou no país durante a Guerra Civil Estudou arquitetura na Escola Nacional Superior de Belas artes de Paris e usou a criatividade para criar peças utilizando os mais diversos materiais, além de se preocupar com a questão de volume e espaços.

O primeiros passos na arte da moda foram dando ao desenhar acessórios para coleções de alta-costura de marcas como Nina Ricci, Balenciaga, Givenchy e Pierre Cardin. Logo estaria exibindo suas próprias criações. Mas foi em 1989, na Nuit du Chocolat, que ele impactou o público ao mostrar um vestido de chocolate.

De Coco Chanel, recebeu o apelido de “metalúrgico da moda”, meio em que abriu caminho e conquistou seu espaço. Era esotérico e não tinha travas para falar o que bem pensasse sobre o mundo e a sociedades. “Eu gosto do esoterismo desde minha infância. A moda me permitiu ganhar a vida, mas não era realmente meu centro de interesse” , explicou o estilista em entrevista de 2005.

Pensando além das passarelas, Paco Rabanne investiu marca de perfume com seu nome. Chegou a criar fragrâncias especialmente para o Rock in Rio em 2011, as Black XS Rock in Rio. Seu início nessa área se deu em 1968, quando assinou com a marca espanhola de perfumes Puig e lançou Calandre. O sucesso se manteve e o designer continuou nesse caminho.

E seu estilo foi além, chegando ao mundo do cinema. Rabanne criou figurinos para filmes clássicos, como Duas ou Três Coisas que Sei sobre Ela, de Jean-Luc Godard, ou Barbarella, de Roger Vadim.

Sair da versão mobile