Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Morre o ex-ministro da Justiça e ex-secretário nacional dos Direitos Humanos José Gregori

Compartilhe esta notícia:

Gregori comandou o Ministério da Justiça no segundo governo de Fernando Henrique Cardoso

Foto: Reprodução de TV
Gregori comandou o Ministério da Justiça no segundo governo de Fernando Henrique Cardoso. (Foto: Reprodução de TV)

O ex-ministro da Justiça e ex-secretário nacional dos Direitos Humanos José Gregori morreu no domingo (3), aos 92 anos, em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês e teve complicações decorrentes de uma pneumonia.

Gregori comandou o Ministério da Justiça no segundo governo de Fernando Henrique Cardoso, em 2000 e 2001. Na mesma gestão, assumiu a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos.

O advogado foi um dos signatários da “Carta aos Brasileiros”, divulgada em 1977, em meio ao regime militar, em defesa dos direitos humanos, justiça e cidadania. Zé Gregori, como era conhecido, fundou e integrava a Comissão Arns, organização da sociedade civil que atua na defesa dos direitos humanos.

Em 2011, ele foi empossado na APL (Academia Paulista de Letras), na cadeira de número 15.

O presidente Lula (PT) lamentou a morte do ex-ministro. “Sua vida foi marcada por um firme compromisso com os direitos humanos e com a consolidação da democracia. Muito obrigado, José Gregori. Seu legado jamais será esquecido”, escreveu Lula nas redes sociais.

O governador do RS, Eduardo Leite, também lamentou o falecimento. “Lamento demais a perda de José Gregori, grande lutador pelos direitos humanos, ex-ministro da Justiça no governo FHC. Sua luta pela democracia e pela dignidade humana deixam enorme legado à sociedade brasileira. Muito obrigado por tanto! Meus sentimentos e meu abraço à família”, disse Leite.

A Fundação FHC expressou seu luto com a morte de Gregori, ao defini-lo como “um democrata e um defensor dos direitos humanos em mais de 60 anos de vida pública”.

Partido do qual o advogado era integrante, o PSDB prestou condolências aos familiares e afirmou que “a democracia brasileira e o sistema judiciário devem muito à luta” de Gregori.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Projeto Bota-Fora atende nove comunidades nesta semana em Porto Alegre
Brasil perde mais de 400 mil empresas no primeiro semestre deste ano
https://www.osul.com.br/morre-o-ex-ministro-da-justica-e-ex-secretario-nacional-dos-direitos-humanos-jose-gregori/ Morre o ex-ministro da Justiça e ex-secretário nacional dos Direitos Humanos José Gregori 2023-09-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar