VariedadesMorre Tony Roberts, astro da Broadway e presença frequente nos filmes de Woody Allen
Por
Redação O Sul
| 9 de fevereiro de 2025
Compartilhe esta notícia:
Tony Roberts, em evento em Nova York, em 2019. (Foto: Reprodução)
Tony Roberts, um versátil ator de teatro indicado ao prêmio Tony, que atuava tanto em peças quanto em musicais e que apareceu em vários filmes de Woody Allen – geralmente como o melhor amigo de Allen – morreu na sexta-feira (7). Ele tinha 85 anos. A morte de Roberts foi anunciada ao The New York Times por sua filha, Nicole Burley.
Roberts tinha uma personalidade genial no palco, perfeita para comédia musical, e ele originou papéis em musicais da Broadway tão diversos como “How Now, Dow Jones” (1967); “Sugar” (1972), uma adaptação do filme “Some Like It Hot” e “Victor/Victoria” (1995), no qual ele coestrelou com Julie Andrews quando ela retornou à Broadway na versão para o palco de seu popular filme. Ele também estava no exagerado roller-disco “Xanadu” em 2007 e “The Royal Family” em 2009.
“Eu nunca tive muita sorte em jogos de cartas. Eu nunca ganhei um jackpot. Mas tive muita sorte na vida”, ele escreveu em suas memórias, “Do You Know Me?”. “Ao contrário de muitos dos meus amigos, que não sabiam o que queriam se tornar quando crescessem, eu sabia que queria ser ator antes de chegar ao ensino médio.”
Roberts também apareceu na Broadway na comédia de Woody Allen de 1966 “Don’t Drink the Water”, repetindo seu papel na versão cinematográfica, e em “Play It Again, Sam” (1969) de Allen, para o qual ele também fez o filme.
Outros filmes de Allen em que Roberts apareceu foram “Annie Hall” (1977), “Stardust Memories” (1980), “A Midsummer Night’s Sex Comedy” (1982), “Hannah and Her Sisters” (1986) e “Radio Days” (1987).
“A presença confiante de Roberts na tela – sem mencionar sua estrutura alta, ombros largos e juba castanha encaracolada – era o contraste perfeito para os vários personagens neuróticos de Allen, tornando-os mais engraçados e agradáveis de assistir”, escreveu o The Jewish Daily Forward em 2016.
No livro de Eric Lax “Woody Allen: A Biography”, Roberts relembrou uma cena complicada em “A Midsummer Night’s Sex Comedy” que Allen filmou várias vezes – mesmo depois que o filme foi editado – para obter o efeito pretendido. “Quando você volta para ver (o trabalho de Allen) duas, três, quatro vezes, você começa a ver a quantidade incrível de arte nele, que nada é acidental”, disse Roberts.
Entre seus outros filmes estavam “Serpico” (1973) e “The Taking of Pelham One Two Three” (1974). Ele foi indicado duas vezes ao Tony Award – por “How Now, Dow Jones” e “Play It Again, Sam”, quando foi anunciado como Anthony Roberts.
Um dos maiores sucessos de Roberts na Broadway foi a comédia de sucesso de Charles Busch, “The Tale of the Allergist’s Wife” (2000), na qual ele interpretou o marido da personagem-título.
Roberts, que fez sua estreia na Broadway em 1962 no curta “Something About a Soldier”, também foi um substituto em alguns de seus sucessos mais longos, incluindo “Barefoot in the Park”, “Promises”, “Promises”, “They’re Playing Our Song”, “Jerome Robbins’ Broadway”, “The Sisters Rosensweig” e o revival de 1998 da Roundabout Theatre Company de “Cabaret”.
“Tive a sorte de entrar nos últimos anos da Era de Ouro da Broadway. Naquela época, havia muito mais acontecendo que parecia ter alta qualidade e grande convicção”, disse ele à Broadway World em 2015.
Em Londres, ele estrelou com Betty Buckley na produção do West End de “Promises, Promises”, interpretando o papel de Jack Lemmon nesta versão teatral de “The Apartment”.
Os créditos televisivos de Roberts incluem as séries de curta duração “The Four Seasons” (1984) e “The Lucie Arnaz Show” (1985), bem como participações especiais em programas conhecidos como “Murder, She Wrote” e “Law & Order”.
Roberts nasceu em Nova York em 22 de outubro de 1939, filho do rádio e da televisão anunciou Ken Roberts. “Fui criado no meio de muita conversa sobre atores”, disse ele à AP em 1985. “Meu primo era Everett Sloane, que era um ótimo ator. Os amigos do meu pai eram principalmente atores. Tenho certeza de que, de alguma forma, eu precisava provar meu valor aos olhos deles.”
Ele estudou na High School of Music and Art em Nova York e se formou na Northwestern University em Illinois. Seu casamento com Jennifer Lyons terminou em divórcio. Ele deixa sua filha, a atriz Nicole Burley.
https://www.osul.com.br/morre-tony-roberts-astro-da-broadway-e-presenca-frequente-nos-filmes-de-woody-allen/Morre Tony Roberts, astro da Broadway e presença frequente nos filmes de Woody Allen2025-02-09