Ícone do site Jornal O Sul

Morre, aos 79 anos, o diplomata Sergio Amaral, ex-embaixador e ex-ministro

Amaral ocupou postos de destaque na diplomacia brasileira. (Foto: Agência Brasil)

O diplomata Sergio Amaral morreu na noite de quinta-feira (13), aos 79 anos, em São Paulo. Ele lutava contra um câncer de próstata e estava hospitalizado. O óbito foi informado por familiares nesta sexta (14).

Amaral ocupou postos de destaque na diplomacia brasileira. Ele foi embaixador em Londres (1999-2001), Paris (2003-2005) e Washington (2016-2019).

Foi também porta-voz da Presidência da República durante o mandato de Fernando Henrique Cardoso, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, presidente do Conselho da Camex (Câmara de Comércio Exterior) e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Nascido em junho de 1944, Amaral estudou direito na Universidade de São Paulo e fez pós-graduação em Ciência Política na Universidade Paris-Sorbonne.

Ele também foi negociador da dívida externa brasileira. Depois de atuar na administração pública, Amaral se dedicou ao setor privado. O diplomata presidiu o Conselho Empresarial Brasil-China e integrou o Conselho da WWF Brasil. Ele também era membro do Conselho Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

Políticos e autoridades lamentaram a morte de Amaral. “Recebi com profundo pesar a notícia do falecimento do embaixador Sergio Amaral. Com extensa lista de serviços prestados ao País, Sergio Amaral já foi ministro do MDIC, presidente dos conselhos do BNDES e da Camex, além de porta-voz do governo FHC e embaixador do Brasil em Londres, Paris e Washington, deixando uma imensa contribuição para a diplomacia e o serviço público brasileiros. Meus sentimentos à família e amigos”, escreveu o vice-presidente Geraldo Alckmin nas redes sociais.

 

Sair da versão mobile