Sábado, 11 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Mortes chegam a 107 no RS. Quase 400 mil gaúchos ainda não podem voltar para casa

Compartilhe esta notícia:

Benefício inclui abatimento total ou parcial, de maio a outubro, conforme a situação. (Foto: Marcello Campos/O Sul)

Balanço compartilhado pela Defesa Civil Estadual na noite dessa quinta-feira (9) aumentou para 107 o número de  mortos pelas enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. Outros 131 gaúchos estão desaparecidos e quase 400 mil ainda não puderam retornar para os seus lares. Ao todo, 431 dos 497 municípios (86,7%) registram danos.

Dentre perdas humanas e materiais, cerca de 1,74 milhão dos 11,3 milhões de habitantes (15%) tiveram suas vidas afetadas de algum modo pela pior tragédia climática da história do Estado. Também são contabilizados bloqueios parciais ou totais em 73 trechos de 43 rodovias, dentre outros transtornos.

Serviços essenciais

Já no que se refere à falta de serviços essenciais como água, luz e telefonia/internet, o governo gaúcho fornmeceu a seguinte atualização, com base em informações prestadas por empresas e concessionárias desses segmentos:

– RGE Sul: 184.200 pontos sem energia elétrica (5,9% do total de clientes).
– CEEE Equatorial: 179.101 pontos sem energia elétrica (9,94% do total de clientes).
– Corsan: 438.230 clientes sem abastecimento de água (15% do total de clientes).
– Vivo: 55 municípios sem serviços de telefonia e internet.
– Tim: 12 municípios sem serviços de telefonia e internet.
– Claro: 3 municípios sem serviços de telefonia e internet.

Rede estadual de ensino

A Secretaria da Educação (Seduc) informou que 975 escolas da rede estadual continuam com atividades paralisadas em 239 municípios, impactando quase 357 mil estudantes. Dentre os motivos estão danos materiais (438 estabelecimentos) e o uso do espaço para acolhimento de desabrigados (74), bem como dificuldades de acesso.

Ainda não há previsão de retomada das aulas nas áreas abrangidas pelas Coordenadorias Regionais de Porto Alegre,  Canoas (Região Metropolitana da Capital), Gravataí (idem), Guaíba (Região Carbonífera), São Leopoldo (Vale do Sinos), Estrela (Vale do Taquari), Cachoeira do Sul (Vale do Jacuí), Pelotas (Região Sul) e Rio Grande (Litoral Sul).

Alertas

Qualquer cidadão pode se cadastrar para recebimento de alertas meteorológicos da Defesa Civil Estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por mensagem SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, habilitando o envio dos avisos.

Também é possível se cadastrar por meio do aplicativo whatsapp. A adesão exige o registro pelo telefone (61) 2034-4611. Inicia-se então o contato por meio de um robô de atendimento, digitando-se apenas “Oi”. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para começar a receber as mensagens.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Governador Eduardo Leite anuncia que serão necessários ao menos R$ 19 bilhões para a reconstrução do Estado
BNDES lucra R$ 2,7 bilhões e amplia carteira de crédito no 1º trimestre
https://www.osul.com.br/mortes-chegam-a-107-no-rs-quase-400-mil-gauchos-ainda-nao-podem-voltar-para-casa/ Mortes chegam a 107 no RS. Quase 400 mil gaúchos ainda não podem voltar para casa 2024-05-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar