Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 19 de janeiro de 2016
A intervenção humana evitou que o carro autônomo do Google batesse em outros veículos em 13 oportunidades durante um período de 12 meses, mostra um relatório enviado pela empresa às autoridades de trânsito da Califórnia.
Carro autônomo do Google dirige pelas ruas da Califórnia (EUA). Crédito: Reprodução
Tesla, Volkswagen, Mercedes-Benz, Nissan, Bosch e Delphi também enviaram seus documentos. Ao todo, a intervenção humana em todos os testes foi necessária em 2.894 vezes entre setembro de 2014 e novembro de 2015. Apenas o Google, porém, informou quantas vezes acidentes foram evitados.
Esses relatórios se limitam a informar quantas vezes o motorista teve de entrar em cena, mas não apontam quantos acidentes ocorreram. O próprio Google já assumiu que um dos carros de seu programa de veículos autônomos se envolveu em julho de 2015 em uma colisão que deixou feridos pela primeira vez. O Lexus RX-450H, do Google, foi atingido na traseira, e o motorista ficou ferido – esse foi o 14º acidente do Google.
Segundo os documentos enviados ao Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia, os automóveis que se dirigem sozinhos do Google tiveram de sair do modo automático 341 vezes e serem conduzidos por um motorista. Em 272 oportunidades, os desligamentos ocorreram por falha do veículo. Dentre os 69 feitos por iniciativa do motorista, 13 ocorreram para evitar que houvessem acidentes. “Nosso piloto de teste preveniu nosso veículo de fazer contato com outro objeto qualquer”, afirma o Google. (AG)