Domingo, 20 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 24 de fevereiro de 2024
A secretaria de comunicação da Presidência afirma que ninguém foi preso em flagrante e que o caso está sendo apurado.
Foto: Isac Nóbrega/PRA Polícia Federal (PF) investiga um veículo que passou pela barreira de segurança que dá acesso ao estacionamento do Palácio da Alvorada e, ao receber ordem para parar e se identificar, o motorista fugiu.
O episódio ocorreu no início da manhã deste sábado (24), por volta das 6h. Não houve qualquer risco à segurança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que passa o fim de semana no Alvorada.
A distância entre a barreira transposta pelo veículo e a portaria do Palácio é de cerca de 1 km. Todos os carros que passam pelo bloqueio precisam parar e os motoristas se identificar aos seguranças. Inclusive, existe um dispositivo na pista conhecido como “cama de faquir”, uma estrutura metálica com pontas para cima usada para perfurar pneus. Contudo, o carro conseguiu passar pelo equipamento de segurança e fugir.
A investigação foi aberta por determinação do diretor-geral da corporação, Andrei Rodrigues. A PF afirmou que está tomando medidas para localizar quem foi o responsável pela tentativa, assim como o carro utilizado na invasão. “A Polícia Federal aguarda comunicação formal do Gabinete de Segurança Institucional, responsável pelos bloqueios e abordagem, relatando detalhes do ocorrido para auxiliar nas investigações”, disse a corporação, em nota divulgada à imprensa.
Em 2020, um homem com suspeitas de estar embriagado chegou a superar o espelho d’água que separa a área restrita do Alvorada do espaço acessível ao público. Ele foi detido no gramado central, a cerca de 300 metros da entrada principal do edifício.