Motoristas devem ficar atentos para alterações no trânsito em razão de obras em oito estradas estaduais nesta semana no Rio Grande do Sul. Os trabalhos, executados pela EGR (Empresa Gaúcha de Rodovias), iniciaram nessa segunda (30) e prosseguem até sexta (4).
As obras incluem a construção da nova ponte da ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio, a reconstrução de trechos danificados, a execução de interseções e manutenções no pavimento.
Devido à presença de trabalhadores e máquinas nas rodovias, os condutores devem redobrar a atenção, respeitar a sinalização e os limites de velocidade. Em determinados pontos, podem ocorrer interrupções no fluxo de veículos.
No Vale do Taquari, as equipes seguem executando as fundações e a fabricação das vigas e dos vãos que compõem as peças pré-moldadas para a construção da nova ponte sobre o rio Forqueta, na ERS-130. No quilômetro 88 da ERS-129, em Muçum, ocorre a construção de um muro de gabião e o preenchimento de rochas para a reconstrução do segmento que desmoronou em decorrência das fortes chuvas de maio.
Além disso, são executadas obras de construção da rotatória no quilômetro 23 da RSC-453, em Cruzeiro do Sul. Haverá ainda limpeza de margens, conservação e tapa-buracos na ERS-129, do quilômetro 95 ao 110, entre Vespasiano Corrêa e Dois Lajeados; na ERS-130, do quilômetro 69 ao 75, em Lajeado; e do quilômetro 78 ao 97, entre Arroio do Meio e Encantado; e na RSC-453, do quilômetro 40 ao 70, entre Boa Vista do Sul e Estrela.
Na Serra Gaúcha, as obras estão concentradas na construção de rotatórias nos quilômetros 4 e 8 da ERS-235, em Nova Petrópolis, e no quilômetro 46, em Canela. Haverá implantação de placas na ERS-466, no quilômetro 46, em Canela, e conservação e roçada na ERS-235, do quilômetro 10 ao 32, entre Nova Petrópolis e Gramado.
Na ERS-135, no Norte do Estado, as equipes executam a manutenção no pavimento do quilômetro 12 ao 14, entre Passo Fundo e Coxilha, e do quilômetro 8 ao 12, em Passo Fundo. Haverá o reforço na sinalização em segmentos variados entre os quilômetros 50 e 78, de Getúlio Vargas até Erechim. Além disso, ocorre limpeza, desobstrução de drenagem, tapa-buracos e conservação do quilômetro 70 ao 78, em Erechim.
Na Região Metropolitana de Porto Alegre e no litoral, as equipes trabalham no planejamento das ações para reduzir acidentes na ERS-239 e fazem roçadas e limpeza de margens do quilômetro 13 ao 20, entre Novo Hamburgo e Campo Bom, e na ERS-040, do quilômetro 11 ao 30, em Viamão.