Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 30 de janeiro de 2021
A Motorola apresentou seu projeto de recarga wireless a uma distância de 100 cm. A demonstração aconteceu no mesmo dia em que a Xiaomi divulgou sua solução técnica para este processo, o “Mi Air Charge”.
Um executivo da Motorola compartilhou o vídeo do protótipo de estação remota de carregamento na rede social chinesa Weibo. A base leva a marca “Motorola One Hyper” – mas em tese não tem relação com o smartphone de mesmo nome.
Carregamento à distância pode chegar à linha Edge
As imagens mostram dois smartphones que se assemelham ao Motorola Edge sendo alimentados pela estação em distâncias de 80 cm e 1 metro. Não há informações sobre possíveis adaptações feitas a estes modelos para permitir a compatibilidade com a nova tecnologia (ou se essas adaptações não serão, de fato, necessárias).
É possível notar ainda que quando a mão de uma pessoa é colocada na frente da estação de carregamento, o processo é interrompido – possivelmente um sensor de detecção de presença para evitar problemas de saúde derivados das ondas emitidas da base.
Diferentemente da Xiaomi, a Motorola não entrou em detalhes sobre a potência da sua tecnologia de carregamento sem fios. No entanto, a empresa perguntou aos usuários no Weibo se eles gostariam de ver a tecnologia na linha Edge.
O que ainda não está claro é se foram apenas provocações para criar engajamento ou se a marca tem a tecnologia pronta para lançamento comercial em um futuro próximo.
Atualização
Antes conhecida pela agilidade na liberação de atualizações para seus smartphones, a Motorola já perdeu esse título para a Nokia. Nesta semana, os proprietários do One Macro finalmente puderam comemorar a chegada de uma nova versão do Android ao aparelho.
Contudo, ao invés do mais recente Android 11, a Motorola está liberando a versão 10 do sistema. O update já está disponível para alguns usuários no Brasil e na Índia, sendo que o número de compilação é o QMD30.47-19.
Além disso, essa atualização pesa cerca de 1,46 GB e também traz o defasado pacote de segurança de dezembro de 2020.
Por enquanto, a Motorola ainda não confirmou a liberação do Android 10 para o One Macro. De toda forma, é evidente que a empresa está distribuindo o update entre alguns usuários selecionados para testar a estabilidade do software.
Assim, salientamos que pode demorar um pouco mais para que todos os usuários sejam agraciados com o Android 10 em seus aparelhos.