Uma equipe, liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Edegar Pretto, realizou uma blitz no domingo, no balneário de Torres, com o objetivo de divulgar junto aos veranistas as ações do Movimento ElesPorElas (HeForShe).
O movimento acaba de ganhar a adesão da Trensurb ( Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.) presidida por David Borille, que aderiu oficialmente ao Movimento ElesPorElas (HeForShe), da ONU Mulheres. A entrada do Trensurb no Comitê Gaúcho Impulsor como 41º membro foi oficializada em dezembro, durante reunião dos representantes das empresas, entidades e universidades que integram o colegiado.
“Acolhemos com muito orgulho o ingresso da Trensurb neste grupo, pois sabemos que nos coletivos públicos ocorrem muitos casos de assédio. Esse ato nos enche de esperança e acreditamos que servirá de incentivo à outras empresas do segmento”, afirmou o chefe do legislativo gaúcho, deputado Edegar Pretto (PT), integrante dos comitês nacional e estadual do Movimento da ONU e coordenador da Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
Borille menciona que o projeto que será desenvolvido em parceria com o ElesPorElas, chamado Na Linha do Trem, prevê ações culturais e de divulgação das premissas do ElesPorElas, que incluem o empoderamento feminino, o combate à violência de gênero e a luta contra a cultura machista. “Mais do que um sistema de transporte somos um sistema de comunicação. Porém, somente coibir a prática machista é tratar a consequência. Vamos buscar o tratamento da causa, formar as pessoas. O Trensurb pode ser a semente a ser espalhada pelo Brasil”, pontificou o dirigente da empresa.
Entre as ações previstas estão o uso dos espaços publicitários nos vagões e estações para a popularização do tema, blitz, palestras e batalhas de Hip-Hop – sempre tendo como tema o enfrentamento da violência contra as mulheres – nos municípios atendidos pelo sistema. “Temos de replicar esse trabalho em 2018 e usar esse estilo musical como ferramenta junto à juventude da periferia e estimular a participação de artistas locais”, afirmou Rafael Diogo dos Santos, membro do Rafuagi, grupo que vem inovando nas cenas hip-hop gaúcha e brasileira com seu estilo comprometido com as pautas sociais.