Quarta-feira, 08 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Partly Cloudy / Wind

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Movimentos de extrema-direita ganham força na Alemanha e alarmam autoridades

Compartilhe esta notícia:

Neonazistas fazem marcha para lembrar Adolf Hitler na Alemanha. (Foto: AP)

Björn Höcke, 43 anos, tornou-se popular em toda a Alemanha em pouco tempo como um dos principais líderes da nova extrema-direita. Em consequência da crise dos refugiados, o seu partido AfD (Alternativa para a Alemanha, sigla do nome em alemão) subiu em pouco tempo de 5% para 8% das preferências de voto.

Höcke, presidente do AfD na Turíngia, reúne todas as semanas milhares de pessoas em eventos onde fala sobre “a ameaça da violência dos homens muçulmanos contra as mulheres louras alemãs”. Setenta anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial e da morte do ditador Adolf Hitler, ele é aplaudido pelo povo quando fala sobre a Alemanha de mil anos, em referência ao “Reich de mil anos” dos nazistas. Pela terminologia, o estilo carismático e a capacidade de angariar a cada semana milhares de novos adeptos, Höcke começa a ser chamado de “novo Hitler”, embora, segundo o cientista político Christoph Giesa, não exista perigo de a extrema-direita voltar a conquistar o poder.

Höcke e seus colegas são considerados “cidadãos perigosos” por alguns, mas autoridades consideram maior o perigo que vem dos seus adeptos. “Estamos muito preocupados com a nova tendência, que faz políticos e jornalistas vítimas da violência e deixa abrigos de refugiados em chamas”, disse Thomas Oppermann, chefe dos social-democratas no Parlamento alemão. (Graça Magalhães-Ruether/AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Pessoas físicas poderão ter chance de pedir sua falência, obrigando os credores a renegociar sob pena de perderem o direito de cobrar a dívida
Recessão brasileira triplica número de trabalhadores por conta própria
https://www.osul.com.br/movimentos-de-extrema-direita-ganham-forca-na-alemanha-e-alarmam-autoridades/ Movimentos de extrema-direita ganham força na Alemanha e alarmam autoridades 2015-11-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar