Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
28°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux MPF cria “Gaeco Nacional” para auxiliar no combate ao crime organizado nos Estados

Compartilhe esta notícia:

Força Nacional. (Foto: José Cruz/ABr)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Gaeco Nacional

Começou a funcionar nesta segunda-feira o Grupo Nacional de Apoio ao Enfrentamento ao Crime Organizado, criado pelo Ministério Público Federal. O núcleo focará no combate à criminalidade nos diferentes estados brasileiros, oferecendo auxílio especializado aos procuradores na condução de investigações e na persecução penal.

Orientação ignorada

Contrariando a orientação de Jair Bolsonaro e de seu núcleo duro, deputados oposicionistas planejam insistir na ideia de solicitar o impeachment do presidente Lula. Vetada no ato organizado por Silas Malafaia para o dia 16 de março, em Copacabana, a ideia deve ser defendida em outras mobilizações da oposição previstas para a mesma data em diferentes regiões do Brasil.

Tensão em Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro almoçará nesta terça-feira junto a parlamentares dos partidos de oposição ao governo, em um encontro organizado pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT). A reunião, que ocorre em meio à expectativa de denúncia do ex-mandatário pela PGR, contará com representantes do Republicanos, NOVO, PP e do próprio PL.

Avaliação despolitizada

Ao comentar nesta segunda-feira sobre a possibilidade de denúncia da PGR contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, afirmou que a questão será analisada sem “visão politizada” e com “seriedade” pelo Tribunal. O magistrado garante que a Corte avaliará o assunto com base na examinação de provas, que considera um fator central para o processo penal.

Despreocupação com o futuro

O ministro Luís Roberto Barroso sinalizou nesta segunda-feira que não se preocupa no atual momento com a possibilidade do avanço do PL da Anistia para condenados por envolvimento nos atos golpistas do 8 de Janeiro. Colocando em dúvida a validação do texto pelo Legislativo, o presidente do STF afirma que já possui muitos problemas para dar atenção a algo que pode “acontecer no futuro”.

Monetização proibida

Políticos que exerçam algum mandato nos diferentes âmbitos de poder do país poderão perder o direito a monetizar seus perfis em redes sociais, sites e blogs. Um projeto de lei do senador Carlos Viana (Podemos-MG) altera o Marco Civil da Internet para consolidar a restrição de ações do gênero, que passariam a ser consideradas como ato de improbidade administrativa.

Multas proporcionais

Visando alterar a política de valor fixo das multas de trânsito no Brasil, o deputado Kiko Celeguim (PT-SP) protocolou um projeto de lei que torna penalizações do gênero proporcionais ao valor de mercado dos veículos. A medida determina que valor a ser cobrado seja calculado com base em um percentual vinculado ao preço dos automóveis, elevado de acordo com a gravidade da infração.

Discussão sem fim

A audiência de conciliação no STF para debater uma proposta de alteração da Lei do Marco Temporal se estendeu da manhã à noite desta segunda-feira e foi adiada por falta de consenso. O encontro foi palco de uma série de divergências em relação à temática, com destaque para questões sobre a exploração comercial e mineral de terras indígenas, indenizações e a constitucionalidade da tese.

Atendimento a suicidas

A deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA) está articulando uma proposta legislativa para instituir um protocolo de atendimento, apoio e intervenção imediata para prevenção e proteção de crianças e adolescentes em casos de tentativa de suicídio. A parlamentar propõe uma abordagem integrada para tratar da temática, que contará com a atuação conjunta de polícias, órgãos de justiça e rede de proteção.

Parlamentar em cirurgia

O presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Antônio Pereira, foi submetido nesta segunda-feira a uma cirurgia para tratar de um “buraco” no coração. Segundo a legenda, o parlamentar paulista está bem após a realização do implante de uma prótese de fechamento do Forame Oval Patente, passando agora pelo período de recuperação cirúrgica.

Missão no exterior

O governador Eduardo Leite embarca nesta terça-feira para uma série de compromissos internacionais, com roteiros programados nos Países Baixos e na Suécia. Entre as agendas nos países nórdicos, o líder gaúcho participará de diferentes encontros e visitas técnicas, além de marcar presença no Techarena 2025, em Estocolmo, considerado o maior evento de tecnologia da região europeia.

Ponte nova

O Executivo gaúcho assinou nesta segunda-feira a ordem de início para construção da ponte do km 32 da ERS-348, em Faxinal do Soturno, na Região Central do RS. A nova estrutura, que substituirá a antiga levada pelas enchentes de maio de 2024, contará com investimento de R$11,7 milhões do governo estadual para edificação de seus 120 metros de extensão.

Recuperação industrial

Mais de 100 empresas atingidas pela catástrofe climática de 2024 no RS foram beneficiadas pelo Programa Recupera Indústria RS, promovido pela FIERGS em parceria com o Senai-RS e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. Com recursos que somam 9,4 milhões, a iniciativa atua na recuperação de equipamentos das indústrias impactadas pelas enchentes, além de conectar empresas a fornecedores para a retomada das operações.

Posse de promotores

Trinta e três novos promotores de Justiça tomam posse nesta terça-feira, em Porto Alegre, no Ministério Público do RS. Os nomes a serem empossados, sob presidência do procurador-geral de Justiça Alexandre Saltz, foram aprovados no 50º Concurso para Ingresso à Carreira do MPRS.

Ética na Câmara

A Câmara de Porto Alegre elegeu o vereador Jessé Sangalli (PL) como presidente da Comissão de Ética da Casa, instalada nesta segunda-feira. O colegiado, responsável por processar denúncias contra vereadores e vereadoras por infrações dispostas no Código de Ética Parlamentar do Legislativo Municipal, contará ainda com a vice-presidência do vereador Aldacir Oliboni (PT) e com a corregedoria do vereador Hamilton Sossmeier (Podemos).

Vigilância escolar

Os vereadores da Capital começaram a debater o projeto de lei que institui o Programa Municipal de Vigilância e Monitoramento da rede municipal de ensino. A matéria determina que as escolas deverão contar com câmeras de monitoramento e com vigilante portando arma de fogo durante o período escolar, visando reforçar a segurança dos espaços de ensino.

Bruno Laux

@obrunolaux

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

2026: fiquem alertas!
Condicionantes enfraquecem inquérito do “golpe”
https://www.osul.com.br/mpf-cria-gaeco-nacional-para-auxiliar-no-combate-ao-crime-organizado-nos-estados-brasileiros/ MPF cria “Gaeco Nacional” para auxiliar no combate ao crime organizado nos Estados 2025-02-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar