Domingo, 12 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 8 de fevereiro de 2016
O ex-presidente uruguaio José Mujica, que visitou Havana no final de janeiro, afirmou que o presidente Raúl Castro já tomou a decisão de deixar o governo por causa de sua idade, revela em entrevista publicada nesta segunda-feira (8) pelo jornal italiano “La República”.
“Raúl vai embora, já está com a decisão tomada e tem 85 anos. Por quê? Porque com a biologia não se pode e é preciso respeitá-la porque é determinante”, assinalou o ex-presidente do Uruguai (2010-2015). O comentário surgiu quando indagado sobre a possibilidade sobre sua volta como candidato no Uruguai, o que também descartou por causa da idade. Em seguida, deu como exemplo governantes longevos como os irmãos Castro.
Porém, o ex-presidente uruguaio não deixou claro quando Raúl deixaria o poder, nem como seria o processo de sucessão na presidência de Cuba. Quando foi eleito para o segundo mandato de cinco anos, em 2013, Castro afirmou que seria sua última legislatura.
“Devo esclarecer que, no meu caso, independente da data em que nossa constituição for atualizada, este deve ser meu último mandato”, disse, na época, Raúl Castro.
Raúl Castro é o presidente de Cuba desde 2006, quando seu irmão, Fidel Castro, ficou doente e deixou o poder. Em 2008, ele foi eleito oficialmente. Os irmãos Castro comando o país desde 1959.
Sobre Fidel Castro, Mujica disse que o viu melhor do que há dois anos, apesar de “estar com dificuldades para caminhar”. “Tem que usar uma bengala, mas está com a cabeça muito clara, perfeitamente informado. Fiquei surpreso que leia sem óculos. Está vivaz, faz perguntas inteligentes, como sempre”, afirmou. A foto de Mujica com Fidel Castro divulgada em 30 de janeiro é a imagem mais recente do líder cubano.