Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 19 de setembro de 2015
Duas mulheres iranianas foram condenadas em Teerã, a capital do Irã, a pagar uma multa de 260 dólares (quase mil reais) por “usar de forma errada o véu” islâmico, informaram os meios de comunicação iranianos.
“Nos últimos dias, foram examinados vários casos no âmbito da luta contra o mal uso do véu e em ambos os casos as acusadas foram condenadas a pagar uma multa 260 dólares ou 230 euros”, declarou, sem fornecer mais detalhes, um responsável judicial de um tribunal de Teerã, citado pelo jornal Arman.
Retorno da obrigatoriedade.
Desde a revolução islâmica de 1979, é obrigatório que as mulheres usem véu, tanto as iranianas quanto as estrangeiras. Mas desde meados dos anos 1990 está ocorrendo um relaxamento progressivo do uso do véu.
A polícia realizou várias campanhas nos últimos anos para fazer essa obrigação ser respeitada. Em alguns bairros ricos do norte de Teerã, que conta com 12 milhões de habitantes, não é raro ver mulheres com o véu sobre os ombros.
O presidente moderado Hassan Rohani, eleito em junho de 2013, defende uma maior abertura política e social, principalmente no que se refere aos códigos de vestimenta. No início de setembro, um responsável da polícia anunciou que seriam confiscados os veículos das mulheres que dirigirem sem véu ou com o véu mal colocado, ou no qual estejam mulheres sem o acessório. (AG)