Sábado, 28 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 28 de julho de 2021
Os imunizantes foram enviados ao Estado pelo Ministério da Saúde
Foto: Itamar Aguiar/Palácio PiratiniA Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul distribuirá aos municípios, nesta quinta-feira (29), 119,5 mil doses das vacinas da Pfizer e CoronaVac, dando continuidade à campanha de imunização contra a Covid-19.
Os imunizantes foram enviados ao Estado pelo Ministério da Saúde. Das doses da Pfizer, cerca de 6 mil serão destinadas para segunda aplicação (D2) em gestantes e puérperas que receberam a primeira (D1) de Oxford/AstraZeneca e cerca de 7 mil para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades.
As demais serão usadas para ampliar a vacinação por faixa etária. A decisão sobre a destinação dos imunizantes foi tomada durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite na manhã desta quarta-feira (28).
Gestantes
Em nota técnica, o Ministério da Saúde indicou a finalização do esquema vacinal de gestantes e puérperas que receberam apenas uma dose da vacina da AstraZeneca. De modo geral, os imunizantes não são intercambiáveis – tomar a primeira dose de um fabricante e a segunda de outro.
Porém, frente à impossibilidade de esse público receber a segunda dose da AstraZeneca, novos estudos mostraram eficácia e segurança em completar o esquema vacinal com a vacina da Pfizer. A nota diz ainda que, na falta da Pfizer, também poderá ser usada a CoronaVac.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul