Realizada anualmente pelo Museu do Trabalho (Andradas, 230), a Parada Gráfica – feira de publicações independentes – vai agitar Porto Alegre com diversos eventos gratuitos. A programação começa nesta sexta-feira (31), às 19h, no Solar da Coruja (Riachuelo, 525), com o lançamento da Parada, que este ano conta com a exposição “Máfia Líquida”. A programação segue no sábado (1º) e no domingo (2º), com atividades das 14h às 19h, ocupando os espaços do Museu do Trabalho.
“Máfia Líquida” traça a trajetória de produção do coletivo homônimo, que nasceu em 2007, em São Leopoldo. Será exibido um acervo de produção em serigrafia e demais artefatos gráficos como flyers, revista e cartazes, além de um bom número de esboços e originais do coletivo.
No sábado e no domingo, mais de cem bancas estarão espalhadas pela Sala de Exposições, Acervo de Máquinas, Sala de Dança e pelo Teatro do Museu. O evento receberá participantes de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Florianópolis, Salvador e Rio Grande do Sul. Também participam artistas da Argentina, do Uruguai e da Alemanha.
A Parada Gráfica conta ainda com mesas de conversas, oficinas de gravuras, quadrinhos e demais manifestações das artes gráficas, além da exposição de artistas convidados. A programação completa pode ser conferida no site www.museudotrabalho.org.