Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
27°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Artes Visuais Museu espanhol recebe pintura de Picasso confiscada em disputa com banqueiro

Compartilhe esta notícia:

A obra “Cabeça de uma Jovem Mulher” ficará no museu Reina Sofia, em Madri, mas não estará em exposição. (foto: reprodução)

Uma pintura de Picasso apreendida na França chegou nesta terça-feira (11) ao museu Reina Sofia, de Madri. A tela “Cabeça de uma Jovem Mulher”, pintada em 1906 pelo artista e avaliada em mais de 25 milhões de euros (94,3 milhões de reais), foi confiscada por autoridades alfandegárias francesas no mês passado a bordo de um iate no porto de Calvi, na Córsega.

Vista como um tesouro nacional na Espanha, cujo Supremo Tribunal proibiu sua exportação, a obra é alvo de uma batalha judicial há meses.Tanto o quadro quanto a embarcação são de propriedade do bilionário Jaime Botín, que pertence ao clã que controla o Santander durante várias gerações e é irmão do falecido presidente do banco, Emilio Botín.

LEIA TAMBÉM

Franceses apreendem obra de Picasso avaliada em 25 milhões de euros

 

Após uma proposta da casa de leilões Christie’s, Jaime Botín tentou levar a obra para Londres, mas foi impedido pela Justiça em maio e recorreu da decisão. Mais tarde, uma tentativa de levar a pintura da Córsega para a Suíça levou as autoridades da França a apreendê-la.

O quadro ficará no Reina Sofia até a situação ser resolvida, mas não será exposto ao público, afirmou o Ministério do Interior.

Integrantes da Polícia Militar da Espanha viajaram à Córsega nesta terça-feira para retirar o quadro. Órgãos culturais espanhóis afirmam que a pintura é uma rara indicação do quanto a arte ibérica antiga influenciou Picasso. O artista espanhol a pintou mais ou menos na época em que visitou em um pequeno vilarejo montanhoso nos Pireneus.

O advogado de Botín, Rafael Mateu de Ros, declarou em um comunicado que a pintura estava sendo mantida em um barco registrado na Grã-Bretanha e, por isso, não deveria estar sob jurisdição das autoridades espanholas. “A pintura foi feita no exterior, foi adquirida no exterior e sempre foi mantida no exterior. A pintura não poderia ter sido exportada [da Espanha], legal ou ilegalmente”, argumentou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Artes Visuais

David Beckham desabafa após ser criticado por filha usar chupeta
Estado Islâmico decapita mais um refém
https://www.osul.com.br/museu-espanhol-recebe-pintura-de-picasso-confiscada-em-disputa-com-banqueiro/ Museu espanhol recebe pintura de Picasso confiscada em disputa com banqueiro 2015-08-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar