Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 27 de janeiro de 2024
Nesta semana, o Museu Unterlinden, em Colmar, conhecida como a Veneza da Alsácia (França), resolveu lançar uma nova luz sobre a arte. Literalmente. Dezenas de visitantes passearam à noite pelo museu com as luzes apagadas. Para observar as peças expostas, eles precisaram de lanternas.
Esta foi a segunda noite deste tipo que o Unterlinden organiza, depois da primeira, no ano passado, durante a noite de Halloween (Dia das Bruxas, em 31 de outubro), explica à agência France Presse Samuel De Nita, diretor de Desenvolvimento do estabelecimento.
“A ideia é oferecer um novo olhar sobre as obras, descobrir o museu de uma forma completamente diferente, chegar a um público mais vasto, talvez até familiar, e mostrar que é um local acessível a todos”, explicou ele.
“O museu não é apenas um local de arte e cultura, mas também um local onde você pode se divertir, onde você pode compartilhar momentos de convívio. E esta é, até certo ponto, a abordagem do Museu Unterlinden hoje, realmente abrir e deixar os visitantes abrirem as portas para que possam descobrir a riqueza de nossas coleções, em de uma forma clássica ou de uma forma mais inusitada, como foi o caso esta noite”, acrescentou.