O concerto da Orquestra Jovem da Escola de Música do Instituto Popular de Arte-Educação teve plateia atenta na Biblioteca Pública Estadual. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
Gasparotto
“Na música clássica, existe um gênio.
Existe alma, poder, mágica e, principalmente, sentimento”
Alexandre Brito
A Orquestra Jovem do IPDAE, formada por alunos da Escola de Música do Instituto Popular de Arte-Educação, proporcionou uma audição com repertório contando com obras de Beethoven, Rossini, Fauré e outros compositores, tendo a regência de Ademir Schmidt, coordenador artístico do grupo. A escolha para a apresentação foram os recantos da Biblioteca Pública, cuja beleza arquitetônica e de ornamentação têm lugar ímpar entre os prédios públicos da capital.
Além de permitir usufruir das belas pinturas e obras de arte, possibilita ao público constatar a necessidade urgente de recuperação do prédio e seus interiores. O recente final de tarde musical teve várias presenças que aplaudiram a iniciativa. Ainda a respeito da Orquestra Jovem IPDAE: gravou o CD “Sinfonia da Lomba”, que lhe valeu o Prêmio Joaquim Felizardo, da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, e no último ano foi distinguida com o Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras Jovens. Vale ressaltar o talento dos jovens músicos gaúchos, pois o reconhecimento coube igualmente a mais duas orquestras dos pampas.
Sthevan dos Santos Nunes, tocando a sua flauta transversal. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
José Vitor Rodrigues Bulso e Bruno Santos dos Santos nos ajustes finais antes da apresentação com a Orquestra Jovem do IPDAE. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
Preparado: Lucas de Souza Pinto com seu violoncelo. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
Atenção aguçada: Ademir Schmidt regendo a orquestra de olhos fechados. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
No detalhe: a bela pintura dos espaços da Biblioteca Pública Estadual. O prédio é datado de 1915. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
Ad lucem: estátua ilumina a BPE. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
Concentração: Brenda Daniely Silva de Souza. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
Com requintes artísticos demonstrados em sua pintura, luminárias e nesta fonte em destaque, o prédio da Biblioteca Pública Estadual é um patrimônio histórico dos gaúchos, que deve ser preservado e aproveitado. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)