Ícone do site Jornal O Sul

Na Arena, Grêmio vence o Fortaleza por 3 a 1 e se afasta da zona de rebaixamento no Brasileirão

Aravena marcou o seu primeiro gol vestindo a camisa do Tricolor gaúcho. (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

O Grêmio venceu o Fortaleza por 3 a 1 na Arena, na noite dessa sexta-feira (4), em jogo válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Tricolor subiu duas posições e está em 11º lugar na tabela, com 35 pontos, distanciando-se da zona de rebaixamento. Aravena, Braithwaite e Soteldo marcaram os gols para a equipe gaúcha, ao passo que Hércules descontou para o visitante.

No retorno de Renato Portaluppi ao comando técnico do time após suspensão, o Grêmio voltará a campo às 19h30min da próxima quarta (9), fora de casa, O compromisso é contra o Atlético-MG, em partida atrasada da 6ª rodada.

Jogo

O Tricolor começou o jogo atacando o Fortaleza e chegou com mais perigo em bolas cruzadas. Aos 13 minutos, em ataque pela direita, Braithwaite passou para Cristaldo. O camisa 10 gremista avançou em velocidade e cruzou, a bola desviou e Aravena, nas costas da defesa e completou para o gol, marcando seu primeiro gol com a camisa do Tricolor.

A vantagem não durou muito. Aos 17, Hércules chutou cruzado para empatar o duelo. Lá e cá, as duas equipes faziam o enfrentamento aberto e obrigaram os goleiros a trabalharem. Aos 23, João Pedro chutou de fora da área e João Ricardo caiu para defender. Cristaldo tentou cruzado e parou em nova defesa do arqueiro. No minuto seguinte, Mancuso mandou de fora da área e Caíque fez a defesa no chão. Já aos 26, depois da troca de passes, Cristaldo chutou rasteiro e mandou rente a trave.

À frente da equipe, o auxiliar técnico Marcelo Salles teve que fazer a primeira mudança. Aos 29 minutos, Gustavo Martins saiu para a entrada de Pedro Geromel. Com menos oportunidades claras de gols, o Grêmio voltou a chegar forte nos acréscimos. Aravena cruzou pela direita, Braithwaite completou de canhota e Cardona cortou. Na sobra, Edenílson tentou e Kuscevic também cortou.

No começo da segunda etapa, Braithwaite recebeu na área, mas foi travado no momento da finalização. Após tentar no primeiro e no segundo tempo, o dinamarquês balançou a rede. Braithwaite driblou Mancuso, invadiu a área e, mesmo com dois marcadores, finalizou rasteiro de esquerda para acertar o cantinho de João Ricardo. Grêmio 2 a 1.

Aos 21, mais duas trocas no time. Igor e Soteldo entraram nos lugares de Cristaldo e Aravena. Aos 31, Lucero cabeceou e Caíque voou para fazer boa defesa e manter o Grêmio à frente no placar. Com 34 minutos, Edenílson sofreu falta de Mancuso, que recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.

Com 37 minutos, Rafael Cabral entrou no lugar de Caíque, que precisou ser substituído. Na mesma parada para a troca do goleiro, Diego Costa substituiu Edenílson.

Em uma bola longa para o campo de ataque, Diego Costa ajeitou com o peito para Braithwaite, que conduziu e passou para Soteldo, que limpou a marcação e carimbou a trave. A bola ficou viva e Igor dominou e cruzou na medida para Soteldo pegar de primeira e confirmar a vitória do Tricolor. Grêmio 3 a 1.

Ficha técnica

— Grêmio: Caíque (Rafael Cabral), João Pedro, Gustavo Martins (Pedro Geromel), Kannemann, Reinaldo, Dodi, Pepê, Edenílson (Diego Costa), Cristaldo (Igor), Braithwaite e Aravena (Soteldo). Técnico: Marcelo Salles (interino).

— Fortaleza: João Ricardo, Mancuso, Kuscevic, Cardona, Bruno Pacheco, Hércules (Pochettino), José Welison (Kervin Andrade), Matheus Rossetto (Emmanuel Martínez), Yago Pikachu (Calebe), Lucero e Breno Lopes (Moisés). Técnico: Juan Pablo Vojvoda

— Arbitragem: Davi de Oliveira Lacerda (ES), auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Douglas Pagung (ES). VAR: Rodrigo Guarizo (SP).

Sair da versão mobile