Mark Zuckerberg, dono do Facebook, gerou controvérsia na internet ao ilustrar sua chegada a Pequim com uma fotografia correndo sem máscara no centro da capital da China, durante um pico de poluição na cidade. Zuckerberg publicou a imagem em sua conta no Facebook, apesar de a rede social estar censurada na China (só é acessível através de serviços de acesso VPN). Provocou mais de 150 mil reações de internautas em sua conta em apenas algumas horas.
“É estupendo voltar a Pequim, comecei minha visita com uma corrida na praça de Tiannamen, ao lado da Cidade Proibida e no caminho ao Templo do Céu”, ressaltou Zuckerberg na publicação, que mostra outros corredores sem máscara. “Com isto alcançarei as cem milhas em um ano correndo. Agradeço a todo mundo que me acompanhou na corrida, pessoalmente e ao redor do mundo”, acrescentou Zuckerberg.
Enquanto muitos se perguntavam por que motivo Zuckerberg. tinha ido correr sem máscara com o céu cor de chumbo ao fundo. “Mark, não vê a poluição? Deixe de correr ao ar livre! Pequim é meu lar, mas não recomendo que faça isso”, comentou Christina Tan. “Esqueceste algo? #Markzuckerberg, o ‘smog’ mata milhares de pessoas a cada dia. Ponha uma máscara!”, afirmou o escritório do Greenpeace do leste da Ásia em sua conta no Twitter.
No Weibo, uma espécie de Twitter chinês, a empresa que desenvolveu essa rede social, Sina, abriu o debate publicando a foto de Zuckerberg com esta mensagem: “Hoje Mark Zuckerberg postou uma foto no Facebook em que corria de manhã afirmando que era maravilhoso voltar a Pequim. A poluição era então de 252 microgramas de partículas PM 2,5 [dez vezes acima da recomendação da Organização Mundial da Saúde]”.