Sábado, 18 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 4 de outubro de 2021
O governo do Estado deu início, nesta segunda-feira (4), à missão governamental internacional. Até sábado (9), o governador Eduardo Leite e a comitiva de secretários cumprem uma série de agendas em Madri e Barcelona, na Espanha, e em Toulouse, na França. O retorno ao Brasil está previsto para sábado.
O primeiro dia da missão já trouxe frutos para o Estado. Na sede da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Tecnologia (OEI), em Madri, Leite assinou um protocolo de entendimento entre a OEI, o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) e o governo do Estado para o início da concepção do projeto Museu Escola do Futuro, que será instalado no Instituto de Educação Flores da Cunha, em Porto Alegre.
“Esta assinatura é um momento simples, mas cheio de significado. Daremos direcionamento a um dos prédios icônicos que temos na capital do Estado, o Instituto de Educação, que se tornará o Museu da Escola do Futuro. A tecnologia rompe completamente com as formas como as pessoas trabalham, e com os trabalhos propriamente ditos, e com as relações interpessoais. Queremos nos organizar para estarmos à altura desses desafios de promover a atração, a atenção das crianças e desses jovens, com todas as tecnologias possíveis, com professores capacitados e atualizados para que possamos cumprir a missão de desenvolver esses estudantes de forma integral”, explicou o governador.
“Precisamos estar dispostos a sempre repensar a forma como trabalhamos o ensino e a aprendizagem. Por isso, queremos rechear este prédio para dar a ele a vida que entendemos que é importante que tenha: não ser apenas a formação para uma centena de alunos, mas ser uma escola de escolas”, acrescentou.
A expectativa é de que a primeira fase de implementação do projeto seja iniciada já no primeiro semestre do próximo ano. A OEI está com workshops marcados para estabelecer um plano de trabalho.
Atualmente, existe um acordo básico de cooperação técnica entre o governo brasileiro e a OEI, que respalda a cooperação técnica internacional a ser firmada entre o Estado e a organização.
O objetivo do protocolo é o desenvolvimento da educação, da cultura, da ciência e da tecnologia, por meio de atividades de promoção de políticas públicas, organização e realização de eventos, pesquisas e estudos. A OEI e o IDG, responsável pela gestão do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, vão convidar referências nacionais e internacionais para participar de workshops para pensar o museu.
A formalização é necessária para que a OEI remunere os serviços do IDG. Não haverá custos para o Estado durante a etapa de concepção. A Secretaria da Educação, por sua vez, está construindo um acordo de cooperação com a OEI para o Centro de Referência da Educação do RS, que também terá como sede o Instituto de Educação.
Além do memorando para o Instituto da Educação, o governo do Estado está encaminhando outra parceria com a OEI para a busca ativa dos alunos em função da evasão escolar, especialmente impactada pela pandemia. “É um desafio trazer esses jovens para dentro da sala de aula e mantê-los lá. Esse mesmo protocolo dá guarida para desenvolver esse projeto”, explicou o governador.
Equipes farão busca ativa de jovens que evadiram em cada uma das regiões do Estado. Essas equipes farão uma análise caso a caso para desenvolver uma atuação específica e trazê-los de volta à sala de aula.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul