Em negociações avançadas para se tornar o novo treinador do Grêmio, Gustavo Quinteros anunciou sua saída do Vélez Sarsfield nessa quarta-feira, (25). O técnico argentino, que possui nacionalidade boliviana, decidiu não renovar seu contrato com o clube de Buenos Aires, encerrando sua passagem vitoriosa pela equipe.
Há apenas dez dias, Quinteros conquistou o título do campeonato nacional argentino, mas a falta de garantias em relação à permanência dos principais jogadores no elenco e a busca por novos desafios no futebol brasileiro pesaram em sua decisão.
A saída de Quinteros foi oficializada pelo Vélez na noite dessa quarta e, segundo o jornal argentino “Olé”, a vinda do treinador para o Grêmio já é dada como certa. Aos 59 anos, Quinteros será o responsável por substituir Renato Portaluppi, ídolo do clube, que não renovou seu contrato e deixou o time após a temporada de 2024.
O novo vínculo com o Grêmio deverá ser de um ano, com possibilidade de renovação, e o anúncio oficial do clube gaúcho deve ocorrer nos próximos dias, dependendo apenas de alguns ajustes burocráticos.
O contrato de Quinteros com o Vélez se encerra em 31 de dezembro, e o técnico optou por não renovar por uma série de fatores. Entre os motivos, destacou-se a falta de garantias sobre a manutenção dos jogadores chave para a disputa da Libertadores, competição importante para o clube. Além disso, a possibilidade de trabalhar em um clube com maior capacidade de investimento, como o Grêmio, também foi um atrativo, mesmo com o time gaúcho disputando a Copa Sul-Americana em 2025.
O Grêmio vinha tentando chegar a um acordo com o técnico português Pedro Caixinha, mas ele acabou fechando com o Santos, sendo anunciado oficialmente na última segunda (23). Curiosamente, recentemente, o Santos também havia demonstrado interesse em contratar Quinteros.