Domingo, 10 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 24 de dezembro de 2016
Dois filhotes de orangotangos foram salvos de traficantes graças a policiais tailandeses que se fizeram passar por compradores, oferecendo quase US$ 20 mil dólares por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp.
Um informante anônimo alertou a polícia sobre um anúncio que oferecia os dois macaquinhos, que têm menos de um ano e pertencem a uma espécie protegida.
Por mensagens, os policiais contataram os traficantes. Segundo o diretor-adjunto do Parque Nacional da Tailândia, Adisorn Noochdumrong, foi acordado um preço de 700 mil bahts (cerca de R$ 63 mil).
Marcado o encontro, oficiais à paisana reconheceram os animais em um supermercado da capital Bangkok, para onde foram levados por um taxista. O homem foi preso, mas acabou liberado depois que a polícia concluiu que ele não integrava a quadrilha.
“Sobre os traficantes, a investigação continua”, disse Anothorn Srithongbai, policial membro do serviço de proteção a animais silvestres.
Os orangotangos são originários da Malásia e da Indonésia. Os traficantes costumam levá-los ao sudeste da Ásia, onde acabam em zoológicos ou são vendidos como animais de estimação. (Folhapress)