Ícone do site Jornal O Sul

Obras causam mudanças no trânsito em parte da avenida Sertório, na Zona Norte de Porto Alegre

Em caráter experimental, medida tem restrições de horário e velocidade. (Foto: Pedro Piegas/PMPA)

A partir das 9h desta segunda-feira (13), a realização de obras de infraestrutura e pavimentação causa bloqueio parcial da pista Sul-Norte da avenida Sertório, na Zona Norte de Porto Alegre. O trecho abrangido vai da Baltazar de Oliveira Garcia à General Raphael Zippin (bairro Sarandi). Agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estarão no local para orientações.

Quem quiser acessar a Sertório pode dobrar da Baltazar à direita na avenida Dante Ângelo Pilla, pegar a quinta saída à esquerda, na rua rua Silvestre Félix Rodrigues, e depois fazer nova conversão à esquerda na avenida Ecoville, até chegar à Raphael Zippin.

Também é possível é ingressar na Baltazar, dobrar à direita na rua Engenheiro Frederico Dahne até chegar à avenida Assis Brasil e então acessar pela direita a Sertório. Outra alternativa é prosseguir pela Baltazar até converter à direita na rua Joaquim Silveira.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) não informou o prazo de conclusão dos trabalhos. Em caso de dúvida, é possível acompanhar novidades e atualizações por meio do site prefeitura.poa.br.

Ônibus

O desvio das linhas de ônibus será de 100 metros da avenida Sertório, sentido Centro-Bairro. As linhas 762 (Rubem Berta-Sertório), 761 (Leopoldina-Sertório) e 731 (Parque dos Maias-Sertório) trafegarão pela Baltazar de Oliveira Garcia, dobrando na avenida Dante Ângelo Pila.

Na sequência, irão até a rua Silvestre Félix Rodrigues para acessar a avenida Ecoville e avenida B, antes de dobrar na Raphael Zippin até alcançar a Sertório. O trajeto a partir dali não será alterado.

A linha R62 (Rápida Rubem Berta), por sua vez, terá trajeto pela Baltazar até ingressar na rua Joaquim Silveira para então chegar à Sertório.

Já a 633.3 (Costa e Silva-Leão), no sentido Bairro-Centro, prosseguirá pela Baltazar até ingressar na rua Dom Jaime de Barros Câmara, depois continuando pela avenida Engenheiro Francisco Rodolfo Simch. Por fim , dobrará na rua Lila Ripoll e depois na rua Zeferino Dias, alcançando a Sertório para prosseguir pela Raphael Zippin.

Via extensa

Com aproximadamente 6,6 quilômetros de extensão, a Sertório é uma das mais extensas vias urbanas da capital gaúcha. A SMMU calcula um tráfego de cerca de 30 mil veículos em cada sentido da avenida, em dias úteis.

Pelo corredor de ônibus circulam 46 coletivos do transporte público no horário de pico. A média é de 23 mil passageiros transportados a cada 24 horas, em um total de 500 viagens.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile