Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 16 de outubro de 2020
"A vacina do Butantan está nessa lista", disse Élcio Franco
Foto: TV BrasilO secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, disse que o governo federal não descarta “nenhuma possibilidade” em relação às vacinas em teste contra o novo coronavírus.
“A vacina do Butantan está nessa lista, em momento algum se afirmou algo diferente disso”, disse Franco na quinta-feira (15). A declaração ocorreu após o secretário estadual da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, criticar o governo federal por não ter liberado verba para a compra da vacina CoronaVac, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.
Gorinchteyn afirmou que São Paulo já garantiu 61 milhões de doses, mas que a ampliação do lote será “inviável” sem recursos federais.
O secretário-executivo do Ministério da Saúde ressaltou que o governo federal já definiu a compra da vacina que será produzida pela AstraZeneca em conjunto com a Universidade de Oxford e também aderiu à iniciativa Covax, da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Além disso, Franco afirmou que o governo acompanha outras vacinas em desenvolvimento, avaliando itens como segurança, eficácia, conclusão dos estudos, produção em escala e preço acessível.
“Todas as vacinas estão sendo acompanhadas, todas, sem exceções. Com prioridade para as que estão em estágio avançado. Elas precisam ser aprovadas pela Anvisa. Dentre elas, a do Butantan, que é um grande parceiro e vai continuar sendo, inclusive para essa iniciativa”, disse o secretário-executivo. “É uma grande possibilidade trabalharmos com várias vacinas simultaneamente”, completou.