Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 21 de maio de 2018
Enfrentando uma aposentadoria forçada, o viúvo Roberto Bevilacqua decide deixar o Brasil e se mudar para a Itália. Na mala, um plano simples: viver seus últimos anos em Roma, acompanhado apenas de remédios e lembranças. Porém, uma amizade inesperada, um milagre televisivo e muitos goles de vinho vão redefinir o seu modo de encarar a vida, o tempo e o amor.
Brava Serena, de Eduardo Krause, lançamento da Não Editora, terá sessão de autógrafos no dia 17 de maio de 2018 (quinta-feira), a partir das 19h30min, na Livraria Cultura, em Porto Alegre.
Ambientado em Roma, o romance de Krause possui uma narrativa ao mesmo tempo envolvente e divertida, falando sobre relacionamentos, experiências, os grandes lugares para se visitar, a culinária local para ser degustada e os vinhos que merecem ser celebrados. Mas, mais do que tudo, é um texto sobre as memórias que não nos deixam e sobre o grande antagonista de todas as trajetórias: o tempo.
Brava Serena é o segundo romance do autor. Seguindo a linha de Pasta Senza Vino, livro ambientado em Florença e publicado em 2014, o autor retoma a temática ítalo-brasileira, homenageando a mais mítica das cidades italianas e um de seus atores inesquecíveis, o grande Marcello Mastroianni. Com um texto leve e bem humorado, Brava Serena é pontuado por diversas referências cinematográficas e turísticas.
O escritor, tradutor e dramaturgo Robertson Frizero escreveu sobre Brava Serena. “Krause tem apurado olhar sobre a condição humana, que emociona e emerge de seus textos sem que haja a deliberada intenção de comover o leitor. Como em Pasta senza vino, seu celebrado livro de estreia, Brava Serena constrói pontes entre Brasil e Itália para tecer uma história arrebatadora.”
A escritora Valesca de Assis também comenta sobre o trabalho do autor. “Um romance singular e envolvente. A partir de uma dor miúda e mediante construção estética admirável, Eduardo Krause — jovem e maduro — vai desvelando dia a dia o caminho do sofrimento humano. Sofrimento que esmaga, sufoca e quase nunca é percebido.”
Eduardo Krause nasceu em 1980, em Porto Alegre. Publicitário formado pela UFRGS, em 2014 publicou seu primeiro romance: Pasta senza vino, história de amores e sabores ambientada em Florença, cidade onde morou por um ano.