Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 20 de julho de 2020
"Nenhum país conseguirá controlar sua epidemia se não souber onde está o vírus", orientou Tedros Adhanon
Foto: Divulgação/OMSA OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmou, nesta segunda-feira (20), que o mundo não precisa esperar por uma vacina contra a Covid-19 para conseguir conter a pandemia da doença.
“Não precisamos esperar por uma vacina, podemos salvar vidas agora”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanon, afirmando que é urgente os países aplicarem a técnica do rastreamento dos contatos dos pacientes infectados pelo coronavírus.
“Nenhum país conseguirá controlar sua epidemia se não souber onde está o vírus”, orientou Tedros. “O rastreamento de contatos é essencial para localizar e isolar casos, além de identificar e colocar em quarentena os seus contatos”, prosseguiu.
A entrevista coletiva aconteceu pouco tempo após os cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, anunciarem que a sua vacina contra a Covid-19 é segura e induziu resposta imune.
O diretor de emergências da OMS, Michael Ryan, parabenizou os cientistas de Oxford, mas alertou que “ainda há um longo caminho até alcançarmos a vacina contra o coronavírus”.
“Este é um resultado positivo, mas novamente há um longo caminho a percorrer. Estes são os estudos da fase um, agora precisamos avançar para testes em larga escala no mundo real, mas é bom ver mais dados e mais produtos entrando nessa fase muito importante da descoberta de vacinas”, disse o diretor de Emergências da OMS, Michael Ryan.
“Mas são bons resultados. Damos parabéns aos nossos colegas”, complementou Ryan.