Ícone do site Jornal O Sul

Nasa convida qualquer pessoa a “estar a bordo” dos voos de teste dos aviões X-57 e X-59

Nasa realiza voo virtual, com convidados, em seus novos aviões. (Foto: Nasa/Reprodução)

Para este ano, a Nasa programou a realização dos primeiros voos de dois dos novos aviões X em desenvolvimento pela Agência. As aeronaves X-57 Maxwell e X-59 Quiet SuperSonic Technology (QueSST) terão eventos aeronáuticos ao longo de 2022, que devem marcar o lançamento dos projetos, e serão compartilhados com pessoas comuns.

“A Nasa Aeronautics convida você, sua família e amigos a se juntarem à Agência para compartilhar empolgantes eventos aeronáuticos que acontecem neste ano e, mais do que isso, a usar a nova ‘Flight Log Experience’ (Experiência de Diário de Bordo).”

O X-57 Maxwell é o primeiro avião totalmente elétrico da Nasa. É uma aeronave do tamanho da aviação geral que é alimentada por motores elétricos, demonstrando a nova tecnologia de aviação elétrica. A aeronave ajudará ainda mais a introdução de tecnologia de aviação mais sustentável nos céus.

Já o X-59 QueSST é um jato de assento único projetado para criar apenas um “baque” sônico, muito mais silencioso em velocidades supersônicas em vez de um estrondo sônico mais alto como ocorre com os demais aviões que ultrapassam a velocidade de som. Como parte da missão Low-Boom Flight Demonstration, realizará voos de teste para avaliar a reação do público ao nível sonoro mais baixo, com a expectativa de permitir uma nova era de viagens supersônicas comerciais.

Segundo a Nasa, através da Flight Log Experience, qualquer pessoa poderá “estar a bordo” das aeronaves X-57 e X-59 quando cada uma delas fizer seus primeiros voos neste ano, junto com os veículos de apoio, e até mesmo outras aeronaves trabalhando em missões como a de Mobilidade Aérea Avançada.

Quando você se inscreve em um voo, seu nome será digitalizado e baixado em um dispositivo de armazenamento que será carregado pessoalmente pelo piloto naquele voo.

Você também receberá um cartão de embarque imprimível com seu nome, e o voo será registrado em seu Flight Log (diário de bordo) da mesma forma que os pilotos reais fazem para acompanharem as viagens. Você pode até ganhar emblemas da missão virtual para serem baixados.

“A Flight Log Experience é uma ótima maneira para estudantes, educadores e o público em geral viajarem junto com a NASA em nossos muitos voos e aprenderem mais sobre o que fazemos e sobre voos em geral”, disse April Lanotte, líder da Nasa Aeronautics para integração STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Embora você não vá subir a bordo pessoalmente, o Flight Log fornece mais maneiras de aprender sobre a pesquisa que a Nasa Aeronautics está realizando.

Atividades relacionadas à aviação e à pesquisa aeronáutica da NASA estarão disponíveis para os participantes. Ao concluir uma das atividades, você ganha um endosso – um carimbo em seu diário de bordo exibindo a conquista – assim como os pilotos ganham novas classificações e certificações.

Além disso, no futuro, seu nome poderá ser incluído nos voos de muitos tipos diferentes de aeronaves, desde drones a aeronaves de pesquisa e até aeronaves experimentais além do X-57 e X-59.

“Os pilotos em treinamento mantêm registros de voo para documentar seu histórico de voo pessoal. Você também pode acompanhar sua própria história de voo com a NASA Aeronautics – uma que esperamos que dure por muitos anos”, disse Lanotte.

“Com esses voos programados para um futuro próximo, não espere para reivindicar seu assento. Visite a página oficial para obter detalhes sobre como ter seu cartão de embarque e vamos voar!”, finaliza a Nasa.

Sair da versão mobile