Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 13 de janeiro de 2023
A cidade de Pedro II, no Piauí é um dos locais de extração.
Foto: DivulgaçãoA Nasa encontrou a pedra preciosa “opala” em Marte. O achado foi divulgado em um artigo científico publicado em dezembro de 2022 e representa uma vantagem no futuro para os humanos no planeta vermelho. A pedra preciosa é composta em parte por H₂O e pode liberar sua água.
Na Terra, em sua forma com várias cores, esse mineraloide só é encontrado em dois lugares no mundo: na Austrália e no Piauí. No Brasil, a pedra é encontrada na cidade de Pedro II, 206 km ao Norte de Teresina. Segundo especialistas, apenas 10% da pedra foi explorada.
Primeira vez
Segundo historiadores, a primeira vez que a pedra foi encontrada foi em 1969. Um homem que estava trabalhando com mandioca quando avistou a pedra luminosa. O agricultor levou para Teresina e teve a confirmação de que se tratava de uma das pedras mais preciosas do mundo.
Depois da descoberta, as pedras começaram a ser extraídas, de dentro de uma serra, por garimpeiros. Atualmente, existem cerca de 10 minas em atividade no município, que já movimentaram milhões de reais na economia do município.