Ícone do site Jornal O Sul

Nasa divulga foto inédita de Plutão

Registro foi feito pela sonda New Horizon. (Crédito: Reprodução)

A Nasa (agência espacial americana) divulgou uma foto inédita de Plutão. A imagem, enviada pela sonda New Horizons, é a primeira de uma série que será divulgada em breve. Segundo nota publicada no site da Nasa, a nova sequência de fotos traz algumas das melhores e mais aproximadas imagens que os seres humanos poderão ver do planeta-anão em décadas.

A espaçonave New Horizons, que tem o tamanho de um piano, tem transmitido a cada semana novos dados de seu voo histórico por Plutão, realizado em 14 de julho.

Algumas imagens da missão já haviam sido divulgadas, mas esta nova foto foi tirada da menor distância de Plutão que a sonda conseguiu chegar.

Conforme informações da agência, é a imagem com maior resolução já tirada pela New Horizons: ela chega a ter de 77 a 85 metros por pixel e revela características de uma faixa de cerca de 80 quilômetros da superfície de Plutão. As novas fotos mostram uma grande variedade de terrenos, crateras, montanhas e glaciares.

Blocos de gelo.

Os grandes blocos de gelo de Plutão aparecem comprimidos nas montanhas al-Idrisi, na região que fica a noroeste do planeta e é informalmente chamada de Sputnik Planum. Alguns lados da montanha são cobertos por um material escuro, enquanto outros são mais brilhantes.

Conforme descreve a Nasa, a foto mostra também que as montanhas na planície gelada de Sputnik Planum terminam abruptamente e os gelos, ricos em nitrogênio, formam uma superfície quase plana, interrompida por um traço de impressionante.

“Essas imagens em close-up, que mostram a diversidade de terrenos em Plutão, demonstram o poder de nossos robôs para revelar dados intrigantes aos cientistas aqui no planeta Terra”, disse John Grunsfeld, ex-astronauta e chefe da Divisão de Missões Científicas da Nasa, em nota divulgada no site da agência.

“A New Horizon nos emocionou durante o voo de julho, com as primeiras imagens mais próximas de Plutão, e conforme a espaçonave vai transmitindo a nós mais fotos desse tesouro, nós ficamos mais maravilhados com o que vemos”, acrescentou Grunsfeld.

“Estas novas imagens nos fazem perder o fôlego e nos abrem uma janela de altíssima resolução da geologia de Plutão”, disse Alan Stern, o principal investigador da New Horizons e membro do SwRI (Instituto de Pesquisa do Sudoeste, na sigla em inglês).

“Nada nesse nível de qualidade estava disponível sobre Vênus ou Marte mesmo décadas após os primeiros voos rasantes pelos planetas; em Plutão já estamos lá – entre suas crateras, montanhas e campos de gelo – menos de cinco meses após o voo. As descobertas científicas que podemos fazer com estas imagens são simplesmente inacreditáveis”, afirmou Stern.

Sair da versão mobile