Ícone do site Jornal O Sul

Nasa diz que astronautas da Starliner podem voltar em nave da SpaceX em fevereiro de 2025

Embora tenham chegado à estação espacial em segurança, eles precisarão de um meio de transporte alternativo para voltar para casa. (Foto: Reprodução)

A Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, disse nessa quarta-feira (7) que astronautas levados à Estação Espacial Internacional pela Starliner, da Boeing, podem voltar por meio da Crew Dragon, da SpaceX, em fevereiro de 2025, caso a Starliner ainda seja considerada insegura para um retorno à Terra.

A espaçonave Starliner foi lançada em junho e carregava dois astronautas para a estação espacial, em uma importante missão para a Nasa avaliar se pode certificar o veículo para realizar voos rotineiros com astronautas.

Mas a missão, que deveria ter durado cerca de oito dias, foi arrastada por muito mais tempo, devido a uma série de problemas com o sistema de propulsão da espaçonave, algo que a Boeing e a agência espacial dos Estados Unidos têm tido dificuldade para solucionar.

Os problemas colocaram em dúvida a habilidade da Starliner de voltar a salvo para a Terra com sua tripulação: os astronautas da Nasa veteranos Butch Wilmore e Suni Williams. A agência espacial dos Estados Unidos tem avaliado se a cápsula Crew Dragon, da SpaceX, terá de trazê-los de volta.

Moedas enviadas para o espaço

Duas moedas de um centavo de dólar estavam entre a carga a bordo do foguete não tripulado SpaceX Falcon 9, que saiu no último domingo (4) da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral (CCSFS) da Nasa, nos Estados Unidos, em direção a Estação Espacial Internacional (ISS). A missão tem como objetivo reabastecer diversos itens usados em experimentos e testes conduzidos pela Expedição 71, atualmente em andamento na ISS. Mas por que enviar moedas ao espaço?

A Nasa possui um projeto chamado “STEMonstration”, que junta a a sigla em inglês STEM, utilizada para se referir ao aprendizado de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, com a palavra “demonstration”, que significa demonstração. Voltado para crianças do Ensino Fundamental, o programa consiste na produção de alguns vídeos demonstrando conceitos científicos na prática. As gravações são feitas por astronautas na própria Estação Espacial, com itens que podem ser facilmente encontrados na superfície terrestre.

Então, os centavos foram enviados juntamente com dois balões transparentes e uma porca (de parafuso), que permitem conduzir um experimento para mostrar a ação da força centrífuga. Essa força atua sobre um objeto para mantê-lo em movimento ao longo de um percurso circular.

“As moedas serão usadas no que é chamado de demonstração ‘Balão Gritante'”, disse Michele Hooks, gerente de projeto. “Uma moeda de um centavo será inserida em um balão vazio. Então, um astronauta vai inflar o balão e o girar, para comparar com uma porca sextavada que gira dentro de um segundo balão.”

Não foi qualquer centavo que subiu a bordo do foguete. Os pesquisadores procuraram moedas novas e fabricadas em 2024, para marcar o ano em que a Expedição 71 acontece. Mas como nem a própria equipe tinha moedas de centavo em seus bolsos, a solução foi ir ao banco local, procurar as escolhidas – e nem assim eles conseguiram encontrá-las.

 

Sair da versão mobile