Ícone do site Jornal O Sul

Nasa e Defesa dos Estados Unidos monitoram possível colisão entre nave norte-americana e satélite russo

Espaçonave de missão TIMED deve passar próxima de satélite russo e EUA monitora possível colisão. (Foto: Divulgação/Nasa)

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos está monitorando uma possível colisão pela passagem próxima entre uma espaçonave norte-americana e um satélite russo nesta quarta-feira (28).

Segundo o comunicado da agência espacial, a espaçonave Thermosphere Ionosphere Mesosphere Energetics and Dynamics Mission (TIMED) e o satélite russo Cosmos 2221 devem passar muito próximos um ao outro. Os dois não são manobráveis, ou seja, não seria possível mudar a sua rota para evitar a passagem próxima ou uma possível colisão.

A Nasa informou que espera-se que as espaçonaves não se choquem, mas não disse o quão perto elas poderiam passar. Além disso, o comunicado alerta que uma colisão poderia resultar em uma geração significativa de detritos.

A missão científica TIMED, de quem é a espaçonave, estuda a influência do Sol e da atividade humana na mesosfera e na baixa termosfera da Terra.

Sair da versão mobile