Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 21 de setembro de 2021
A Nasa enviará um novo robô para a Lua em 2023. A missão tem o objetivo de procurar por água nas proximidades da cratera Nobile, no Polo Sul do satélite. O VIPER (Veículo de exploração polar para pesquisas voláteis) será o primeiro a explorar a área identificada como uma das mais geladas do Sistema Solar.
De acordo com a agência espacial americana, os dados coletados nessa pesquisa, que faz parte da missão Artemis, ajudarão cientistas a concluir se há gelo ou outros recursos potenciais em áreas permanentemente sombreadas da Lua.
“Os dados do VIPER fornecerão aos cientistas ao redor do mundo uma visão mais aprofundada da origem, evolução e história cósmica de nossa Lua, e também ajudarão futuras missões, permitindo compreender melhor o ambiente lunar nessas áreas anteriormente inexploradas”, ressaltou Thomas Zurbuchen, administrador associado de ciência da Nasa, em comunicado.
A área montanhosa foi escolhida como local de pouso do robô por conta do terreno considerado mais acessível. Cientistas também precisaram priorizar uma região onde o VIPER poderia usar seus painéis solares. A jornada do robô vai durar cem dias. Neste período, ele deve coletar amostras em seis locais diferentes numa área de 93 km².
“Selecionar um local de pouso para o VIPER é uma decisão importante e estimulante para todos nós. Anos de estudo se passaram para avaliar a região polar que ele irá explorar”, celebrou Daniel Andrews, gerente de projetos da Nasa.