Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
31°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Nasce primeiro equity crowdfunding para estreantes no mercado imobiliário brasileiro

Compartilhe esta notícia:

Mercado imobiliário
Os sócios da empresa acreditam na nova proposta como forma de revolucionar o mercado imobiliário, com propostas sustentáveis

Um jeito inovador de investir no setor imobiliário brasileiro está disponível para qualquer pessoa, com negociação desburocratizada e 100% on-line. No Urbe.me ( www.urbe.me ) – primeiro “equity crowdfunding” imobiliário do país –, o pequeno investidor e o pequeno empreendedor imobiliário encontram-se para fomentar uma nova prática em um mercado onde as grandes cifras e as grandes obras costumam imperar. O projeto idealizado pelo administrador de empresas Paulo Deitos e pelo arquiteto Lucas Obino permite um aporte mínimo de 1 mil reais e a possibilidade de ajudar a construir empreendimentos com impacto urbano positivo.

A ideia é, de um lado, valorizar a arquitetura autoral e os critérios da sustentabilidade, atraindo para o portal aqueles pequenos projetos que teriam dificuldade de sair do papel sem o financiamento coletivo. E, de outro lado, facilitar à pessoa física de qualquer faixa de renda investir seu dinheiro no empreendimento imobiliário que considere mais adequado, oportunidade antes restrita a grandes investidores. Para isso, o Urbe.me vai disponibilizar um catálogo digital de empreendimentos regulamentados pelo Mercado de Capitais, que poderão arrecadar individualmente até  2,4 milhões de reais no período de 12 meses.

Para Deitos, o Urbe.me democratiza o acesso ao investimento imobiliário e colabora para colocar em pé projetos com dificuldade de acesso a financiamento. “Vamos ajudar o pequeno empreendedor a arrecadar capital para desenvolver sua ideia.” Na outra ponta, o investidor não só aplica seu dinheiro, mas escolhe o que quer ver construído. “O Urbe.me quebra preconceitos no setor e dá ao consumidor o poder de decidir onde investir”, destaca Obino. A própria configuração da empresa tem um apelo coletivo, pois reúne sete sócios de diferente áreas. Além de Deitos e Obino, integram o negócio Giancarlo Chiapinotto, Carolina Souza Pinto, Manoela Obino, Cristiano Selbach e Franco Miotto.

Neste primeiro ano, eles estimam calculam um ticket médio de investimento entre 10 mil e 20 mil reaias. Após a venda de todas as unidades do imóvel, o valor investido é corrigido e devolvido dentro de um prazo máximo de cinco anos. “Vamos buscar empreendimentos que possam oferecer uma taxa de retorno acima da Selic, mas nunca é demais lembrar que o rendimento pode variar – para mais ou para menos – de acordo com a valorização do imóvel”, diz Deitos.

Sob o signo da ousadia – O Urbe.me nasce do encontro de dois jovens empreendedores gaúchos com aspirações semelhantes. O arquiteto Lucas Obino, 32, e o administrador de empresas Paulo Deitos, 33, buscavam uma fórmula que permitisse aos pequenos empreendedores captar recursos para dar andamento a seus projetos. Obino, já sócio de uma empresa de arquitetura e engenharia, começou a pesquisar o setor da construção civil, partindo do modelo de compras compartilhadas. Deitos tinha como referência a prática de um banco inglês, onde os poupadores decidiam para quem emprestar o dinheiro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Vinícola Salton
Salton reitera sua preocupação ambiental na passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, hoje (5)
Foto UFMS
Federação Israelita protesta contra memorando preconceituoso da UFSM
https://www.osul.com.br/nasce-primeiro-equity-crowdfunding-para-estreantes-no-mercado-imobiliario-brasileiro/ Nasce primeiro equity crowdfunding para estreantes no mercado imobiliário brasileiro 2015-06-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar