O 32º Natal Luz de Gramado vem merecendo reportagens em veículos internacionais. Foi o caso do jornal The Washington Post, na quinta-feira (07). “Em Gramado, eles começam a comemorar o Natal em outubro – e na primavera”, é o título da matéria escrita pelo jornalista Andrew Jenner, onde ele descreve o ambiente da cidade, os espetáculos e entrevista turistas que descrevem a sensação de vivenciar o ambiente de Natal ainda em outubro. Tudo ilustrado com imagens de Cleiton Thiele, o fotógrafo oficial do vento.
“Imagine um Natal do tipo mais tradicional, Hallmark, e esticado ao longo de 81 dias, em ambos os lados do solstício de verão em uma pequena cidade brasileira que canaliza vibrações suíças”, descreve Jenner. Depois de dizer que o “Natal Luz tem sido uma ideia vencedora para Gramado”, o jornalista relata que o evento reúne cerca de 2,5 milhões de visitantes, injetando mais de US$ 200 milhões na economia local.
Além do The Washington Post, a agência espanhola EFE também destacou o Natal Luz com a seguinte chamada: “O Natal mais longo do mundo enche de luz o sul do Brasil”. A reportagem de Ricardo Finco foi publicada na sexta-feira (08), e foi replicada por grandes veículos espanhóis, como o jornal El País (que publicou em seu site um vídeo sobre o Natal Luz), portal Yahoo, El Economista e Rádio W, entre outros.
A reportagem cita os 81 dias do evento natalino e diz que “Gramado não poupa luz e charme para seduzir mais de dois milhões de visitantes”. Diz que a cidade é uma “pequena suíça”, e pelo fato de Papai Noel receber as chaves no final de outubro, ela se torna “um gigantesco parque temático de Natal”.
Em breve, serão veiculadas matérias sobre o Natal Luz em veículos de comunicação da China. Recentemente, esteve em Gramado uma equipe da Agência de Notícias Xinhua e da TV CNC. A assessoria de imprensa do 32º Natal Luz, que atende todos os veículos de comunicação, é realizada pela Espaço Empresarial Comunicação de Gramado. Na coordenação dos trabalhos estão os assessores Gerson Sorgetz e Adriano Frauches.