Ícone do site Jornal O Sul

Nave da SpaceX atinge ponto mais distante da Terra desde a ida do homem à lua

Nave alcançou 1.400 km de distância da superfície da Terra. (Foto: Reprodução de vídeo)

A SpaceX confirmou, na madrugada desta quarta-feira (11), que a nave Crew Dragon e seus quatro tripulantes alcançaram 1.400 km de distância da superfície da Terra, a mais alta já atingida por humanos.

Para se ter uma ideia, a Estação Espacial Internacional (ISS) fica a 420 km da Terra. “As viagens mais longas que os humanos fizeram desde o programa Apollo, há mais de 50 anos”, disse a SpaceX.

O programa Apollo iniciou em 1961 e foi concluído em 1972 com 11 voos tripulados. Em 20 de julho de 1969, Neil Armstrong entrou para a história ao pisar na Lua e dizer que aquele era “um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade”.

Nesta missão da SpaceX, os tripulantes – dois homens e duas mulheres –, estão voando para os pontos mais distantes do planeta Terra já alcançados por humanos nos últimos 50 anos.

A cápsula “vai viajar repetidamente pelas altitudes orbitais de mais de 10 mil satélites e de fragmentos de detritos espaciais”, afirmou Elon Musk, dono da SpaceX.

Além do turismo espacial, a Polaris Dawn vai realizar 36 experimentos científicos. Um deles, com a Universidade do Colorado em Boulder, nos EUA, que usará lentes de contato inteligentes para medir como uma altitude tão significativa altera o organismo, em especial a pressão intraocular.

Sair da versão mobile