O navio Dali, de bandeira de Cingapura, começou a desviar da sua rota dois minutos antes de colidir contra a ponte Francis Scott Key, em Baltimore, nos Estados Unidos, na madrugada de terça-feira (26), apontam dados do MarineTraffic, site que monitora em tempo real o deslocamento de embarcações em todo o mundo.
O acidente aconteceu quando a embarcação atingiu um pilar da ponte, em vez de passar por baixo dela. Pelo menos seis pessoas que estavam sobre a ponte e caíram no rio Patapsco ainda não foram encontradas. Na noite de terça, a polícia de Maryland disse que as vítimas “possivelmente” estão mortas, considerando o tempo passado desde o desaparecimento e a baixa temperatura da água. Mergulhadores retomaram as buscas na manhã desta quarta (27).
Os dados do MarineTraffic, no horário local de Baltimore, apontam que à 1h23min a embarcação seguia em linha reta, no curso de 140 graus, em direção ao vão central da ponte, a 15,7 km/h. À 1h25min. o navio passou a desviar para a direita, a 141 graus, com velocidade de 16,1 km/h. Imagens mostram que as luzes do navio se apagaram. À 1h27min, aconteceu o impacto contra um dos pilares da ponte, com curso de 152 graus e velocidade de 14 km/h.
O navio chegou a declarar emergência. O comandante da embarcação informou às autoridades portuárias de Baltimore que havia perdido o controle da direção, depois de sofrer queda de energia e relatar problema nos propulsores.