Quinta-feira, 12 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 8 de novembro de 2024
O Eva Shangai tem 199,9 metros de comprimento e 32,26 metros de largura
Foto: Marine Traffic/DivulgaçãoMais um navio encalhou no Canal de Itapuã, em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, devido ao assoreamento do canal de navegação causado pelos eventos climáticos que atingiram o Estado e provocaram o acúmulo de sedimentos no Guaíba. Desta vez, trata-se do graneleiro Eva Shangai, que navega sob a bandeira do Panamá.
A embarcação está parada desde quinta-feira (7), de acordo com a plataforma Marine Traffic, que fornece informações em tempo real sobre o tráfego marítimo em todo o mundo.
O Eva Shangai tem 199,9 metros de comprimento e 32,26 metros de largura. O navio partiu de Rio Grande, no Litoral Sul gaúcho, rumo a Porto Alegre.
Na semana passada, o navio graneleiro Mount Taranaki, que navega sob a bandeira de Hong Kong, também encalhou na região. A embarcação foi rebocada e já deixou o local.
A dragagem do Guaíba foi uma das questões abordadas no Fórum Oportunidades da Economia Segundo o Plano Rio Grande, promovido pela Rede Pampa na quinta, em Porto Alegre. A secretária estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, afirmou que estão sendo realizados os trabalhos de batimetria para que a dragagem seja providenciada.
Também no evento, o presidente da Fiergs (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul), Claudio Bier, sugeriu a manutenção dos canais de navegação pela iniciativa privada.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul