Ícone do site Jornal O Sul

Necessidade ou desejo: saiba o que priorizar nessa Black Friday

(Foto: Reprodução)

A Black Friday chegou e de uma coisa todo mundo sabe: é preciso aproveitar e comprar. Afinal, trata-se de uma chance única no ano para adquirir produtos dos mais diversos segmentos com descontos fora da curva. Porém, é impossível fugir daquela dúvida: priorizar produtos que você está precisando ou aqueles que você mais deseja, mas não precisa tanto assim?

Os mais conservadores diriam que a necessidade sempre é prioridade, para só então depois pensar nos objetos de desejo. Já os mais impulsivos diriam que a Black é um momento para se comprar o que deseja, afinal, os produtos necessários serão comprados de um jeito ou de outro, em períodos fora da Black, simplesmente porque são necessários. E a grande verdade é que não existe uma regra.

Seja qual for a escolha, ela precisa de algo indispensável: planejamento. Escreva aquilo que você tem necessidade e também aquilo que deseja, faça somas e divida os itens por faixas de preço, do menos acessível ao mais acessível para as suas finanças.

E só então comece a tomar as decisões. Comprar a sua TV dos sonhos ou aquele secador que você está precisando para tornar o dia a dia mais prático? Comprar o último lançamento em videogames ou aquele roteador que a sua internet está precisando? O notebook que vai melhorar seu desempenho no trabalho ou a cadeira gamer que você tanto deseja?

A dica é: se a Black Friday é uma data para se aproveitar descontos, então talvez seja uma escolha inteligente aproveitar os maiores descontos, que geralmente se apresentam nos produtos mais caros. Portanto, se o produto que você necessita é mais caro do que o que você deseja, a necessidade pode ser uma boa escolha porque virá com desconto maior. Por outro lado, se o produto mais caro é aquele que é o seu objeto de desejo, a escolha pode ser, então, o desejo em vez da necessidade. Tudo por uma maior economia.

Sair da versão mobile