Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Nélida Piñon, primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras, morre aos 85 anos

Compartilhe esta notícia:

Nélida Piñon nasceu no Rio de Janeiro em 1937 e foi eleita para a Academia Brasileira de Letras em 27 de julho de 1989

Nélida Piñon nasceu no Rio de Janeiro em 1937 e foi eleita para a Academia Brasileira de Letras em 27 de julho de 1989. (Foto: Divulgação)

Morreu em Lisboa, aos 85 anos, a escritora e acadêmica Nélida Piñon. Ocupante da Cadeira 30 da Academia Brasileira de Letras (ABL), para qual foi eleita em 27 de julho de 1989, ela foi a primeira mulher a presidir a entidade em 100 anos.

Nélida Piñon nasceu no Rio de Janeiro em 1937 e se formou em Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Segundo o site da ABL, ela foi a primeira mulher no mundo a presidir uma academia de letras.

Com mais de 20 livros publicados, suas obras foram traduzidas em mais de 30 países. Entre eles, romances, contos, ensaios, discursos, crônicas e memórias. Vencedora de dezenas de prêmios, nacionais e internacionais, Nélida foi titular da Cátedra Henry King Stanford em Humanidades, da Universidade de Miami, no período de 1990 a 2003 (ocupada anteriormente por Isaac Baschevis Singer, prêmio Nobel de Literatura de 1978).

Em 1998, foi primeira mulher a receber o Doutor Honoris Causa da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, 1998.

Obras

  • 1961: “Guia-mapa de Gabriel Arcanjo” (romance);
  • 1963: “Madeira Feita Cruz” (romance);
  • 1998: “Tempo das Frutas” (contos);
  • 1969: “Fundador” (romance);
  • 1972: “A Casa da Paixão” (romance);
  • 1973: “Sala de Armas” (contos);
  • 1974 “Tebas do Meu Coração” (romance);
  • 1977: “A Força do Destino” (romance);
  • 1980: “O Calor das Coisas” (contos);
  • 1984: “A República dos Sonhos” (romance);
  • 1987: “A Doce Canção de Caetana” (romance);
  • 1994: “O Pão de Cada Dia” (fragmentos);
  • 1996: “A Roda do Vento” (romance infanto-juvenil);
  • 1999: “Até Amanhã, Outra Vez”;
  • 1999: “O Cortejo do Divino e outros Contos Escolhidos”;
  • 2002: “O Presumível Coração da América” (discursos);
  • 2004: “Vozes do Deserto” (romance);
    “O Ritual da Arte”, ensaio sobre a criação literária (inédito);
  • 2006: “La Seducción de La Memória”;
  • 2008: “Aprendiz de Homero” (ensaios);
  • 2009: “Coração Andarilho” (memórias);
  • 2012: “Livro das Horas”;
  • 2016: “Filhos da América”;

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Polícia conclui que Seu Jorge foi alvo de racismo em Porto Alegre, mas não identifica autores
Com movimentação de mais de 12 bilhões de dólares, exportações do agronegócio batem recorde em novembro
https://www.osul.com.br/nelida-pinon-primeira-mulher-presidir-abl-morre/ Nélida Piñon, primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras, morre aos 85 anos 2022-12-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar