Ícone do site Jornal O Sul

Neste domingo, durante o penúltimo amistoso da Seleção Brasileira antes da Copa do Mundo, todas as atenções estarão voltadas para o atacante Neymar

O principal jogador do Brasil disse que ainda não está "100%". (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Após três meses sem disputar uma partida, o atacante Neymar, 26 anos, estará em campo no amistoso da Seleção Brasileira contra a Croácia, em Liverpool (Inglaterra). O camisa 10 do PSG (Paris Saint-Germain) só atuará no segundo tempo, mas todas as atenções estarão voltadas para ele.

Desde o início da preparação para a Copa do Mundo da Rússia (14 de junho a 15 de julho), o Brasil mantém as esperanças de ver o seu principal atleta em plena forma no torneio. Até mesmo Pelé, 77 anos, mandou o seu incentivo: “Você vai ajudar os brasileiros a comemorarem muito durante essa Copa”, escreveu o maior nome do futebol de todos os tempos em sua página no Twitter.

Antes de embarcar para a Inglaterra, no último domingo, o ex-jogador do Santos e do Barcelona disse que ainda não estava 100% recuperado da cirurgia à qual se submeteu, há três meses, depois de fraturar um dos dedos do pé direito durante uma partida de seu atual clube no campeonato francês.

“Há um receio de fazer os movimentos totais, mas ainda temos alguns dias antes da estreia. Estou pronto para jogar e não tem nada que possa me impedir”, admitiu. O atacante desenhou assim o cenário de sua recuperação, antes de a Seleção chegar a Londres para prosseguir a preparação para o duelo deste domingo contra a Croácia, o quinto amistoso pré-Copa.

No centro de treinamentos do Tottenham, na capital britânica, os companheiros de Seleção fortaleceram as declarações de Neymar, mantendo o discurso otimista. “Pelos movimentos e dribles nos treinos, ele mostrou que está bem”, garantiu o volante Fernandinho, do Manchester City.

“Neymar está confiante, é isso que importa. Ele mostra que não tem medo dos nossos defensores, porque está encarando sem receio. Esse é o primeiro passo para voltar a ter 100% de confiança para a Copa do Mundo. Neymar está pronto”.

Na quarta-feira, Danilo admitiu que vinha tendo dificuldades para marcar Neymar nos treinos. “Eu sempre acabo pisando no pé dele”, divertiu-se o lateral do Manchester City. “Ele é tão rápido, nunca sabemos se vai para frente, para trás, para a esquerda ou direita. Então é normal pisar uma ou duas vezes no pé dele”, brincou. “Ele está cada dia melhor, mais rápido e ágil, é cada vez mais difícil marcá-lo.”

Uma escalação como titular contra a Croácia mandaria uma mensagem de peso ao mundo do futebol. O técnico Tite não deixou os seus planos para Neymar escaparem, mas já avisou que o craque do PSG só jogará os últimos 45 minutos.

Não há motivos para apressar Neymar. Afinal, a Seleção Brasileira ainda terá um segundo amistoso, contra a Áustria (no domingo que vem), antes de estrear na Copa do Mundo da Rússia, diante da Suíça, no dia 17, uma semana depois.

Com ou sem Neymar, o zagueiro Thiago Silva, seu companheiro no PSG, prometeu que a Seleção jogará bonito: “Não podemos prometer o título, mas podemos prometer grandes jogos. Na Copa, vocês verão um belo futebol”.

Escalações

O Brasil do técnico Tite deve colocar em campo Alisson, Danilo, Thiago Silva, Miranda, Marcelo, Casemiro, Willian, Fernandinho, Paulinho, Phillippe Coutinho (Neymar) e Gabriel Jesus.

Já a Croácia, sob o comando de Zlatko Dalic, terá como provável escalação Subasic, Vrsaljko, Lovren, Vida, Strinic, Rakitic, Brozovic, Modric, Rebic, Perisic e Mandzukic.

Sair da versão mobile