Neste sábado (16), o Campeonato Alemão de futebol está de volta. Sem torcida e seguindo protocolos rígidos para deixar em segurança os jogadores e todos os envolvidos nas partidas. Para o retorno dos jogos todas as equipes tiveram que ficar em isolamento completo por sete dias antes do sábado, com todos os jogadores sendo testados para reduzir o risco de qualquer contágio.
A Bundesliga voltará com o acompanhamento em tempo real do clássico entre Borussia Dortmund e Schalke 04, às 10h30 (de Brasília), e, às 13h30 (de Brasília), o confronto entre Eintracht Frankfurt e Borussia Mönchengladbach.
A Liga Alemã de Futebol (DFL) permitirá que as equipes façam até cinco substituições por partida, em vez das três usuais, pelo restante da temporada, afirmou a entidade em comunicado nesta semana.
A Internacional Association Board (Ifab), órgão regulador das regras do futebol, autorizou a mudança no número de substituições este mês, mas deixou para os organizadores das competições decidirem se a implementariam. A Bundesliga será a primeira grande liga a usá-la.
A DFL também confirmou que haverá rebaixamento nas duas principais divisões, desde que a temporada seja concluída, e que a temporada seria estendida para além de 30 de junho, se necessário.
No dia 4 de junho será a vez dos portugueses voltarem aos jogos. A decisão pelo reinício da competição vem após a liberação do Governo Português, que incluiu no seu plano de afrouxamento do isolamento social, divulgado no dia 30 de abril, a permissão para o retorno da primeira divisão do futebol, além da Copa de Portugal, a partir do dia 1° de junho. O campeonato nacional do país está suspenso desde 12 de março por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
O campeonato vai recomeçar na 25° rodada, sem a presença de público. No atual momento o Porto lidera a competição com 60 pontos. Já Benfica e Sporting Braga seguem na cola do primeiro colocado, com 46 pontos cada. Restam ainda 11 rodadas para saber quem será o campeão português da temporada 2019/2020.
Copa Libertadores
Sem data para o reinício das Copas Libertadores e Sul-Americana, a Conmebol aprovou novas regras para a retomada das duas competições. Gestos corriqueiros no esporte, como trocar camisas com os adversários ao final da partida, beijar a bola, cuspir no chão e assoar o nariz serão proibidos no retorno dos torneios. A decisão foi tomada na noite de quarta-feira (13) após reunião por videoconferência do conselho, cujo objetivo era discutir medidas capazes de diminuir os riscos de contágio do novo coronavírus (Covid-19) quando as partidas recomeçarem.
A lista de novas exigências – publicada no site oficial da entidade – estabelece que os jogadores não poderão mais compartilhar objetos de cunho pessoal como garrafas de água e de bebida isotônica. Os reservas de cada equipe deverão utilizar máscaras, assim como os membros da comissão que estiverem no banco de suplentes. Além disso, todos terão que se submeter a controles de temperatura antes do início do jogo. A Conmebol ainda poderá solicitar aos clubes exames de Covid-19 dos atletas durante os períodos de treinamento.
A imprensa também terá que se habituar às mudanças. As entrevistas após o jogo permanecem liberadas, porém, o atleta ou qualquer outro profissional deverá usar um protetor facial ao concedê-la. As informações são da agência de notícias Reuters e da Agência Brasil.