Nada de visitantes na Torre Eiffel, em Paris (França). A companhia que administra o monumento mais emblemático da França anunciou que o monumento ficaria fechado nesta sexta-feira (9) e neste sábado (10) “para garantir a segurança dos turistas” em meio à nevasca que atinge a capital Paris e boa parte do território francês. As informações são da agência de notícias Associated Press.
Um dos monumentos mais emblemáticos de Paris, a torre já havia sido fechada aos visitantes na terça-feira (6) por causa das condições meteorológicas. Em 2017, o monumento recebeu mais de seis milhões de visitantes.
A torre do século XIX não poderá ser visitada até este domingo (11) em função dos perigos ligados à quantidade de neve acumulada em sua estrutura. As autoridades orientam motoristas da região de Paris a permanecerem em casa diante da ação da neve e da chuva gelada em uma área pouco preparada para o clima invernal.
Com pás, funcionários da companhia vão retirar a neve da estrutura metálica e raspar o gelo das escadas e plataformas da torre. Em comunicado, a empresa afirmou que não pode usar sal neste processo porque arriscaria corroer o ferro e danificar os elevadores.
Nesta semana, uma forte queda de neve na cidade deixou encurralados motoristas e causou um dos maiores engarrafamentos da região de Paris. A previsão é de mais nevasca no fim de semana. As autoridades alertam para as condições perigosas em um quarto do território do país.
Estados Unidos
Uma grande tempestade de inverno que atingiu o meio-oeste dos Estados Unidos nesta sexta-feira (9) forçou o cancelamento de centenas de voos, segundo a agência de notícias Reuters.
O sistema da tempestade, que se estende do oeste de Montana ao sul de Michigan, pode provocar 36 centímetros de neve em certas áreas, disse o Serviço Nacional do Clima. A previsão é que a neve forte seguirá para o norte do Estado de Nova York e para a Nova Inglaterra no início do sábado.
Para Chicago são esperados entre 15 e 23 centímetros de neve no início desta sexta-feira e mais neve no final de semana, de acordo com a previsão do serviço.
Gelo e neve cobriram as vias expressas de Chicago, onde aconteceram ao menos 25 colisões de quinta para sexta-feira, noticiou o jornal Chicago Tribune. A maioria dos tribunais estaduais do condado de County, que inclui Chicago, passaram o dia fechados.
Andrew Busch, economista político que mora na área de Chicago, ficou surpreso com a famosa resistência de seus vizinhos ao inverno.
“Trinta centímetros de neve, -3ºC, e acabei de ver uma pessoa indo trabalhar de camiseta de manga curta segurando um casaco e bebendo café gelado”, escreveu no Twitter. “Pois é, isto é Chicago!”.
Autoridades municipais anunciaram o fechamento de escolas em Chicago, Detroit e Milwaukee por causa do clima.
Cerca de 1.250 voos foram cancelados em todo o país, e cerca de um em cada cinco voos partindo ou chegando aos aeroportos de Chicago e Detroit foi suspenso, de acordo com o site FlightAware.com, que monitora o tráfego aéreo.