Terça-feira, 29 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Nevou nos três Estados do Sul, vem mais neve e a temperatura cairá ainda mais

Compartilhe esta notícia:

Neve deve cobrir de branco as paisagens do Sul do Brasil. (Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online)

A neve caiu pela primeira vez no ano na segunda-feira (28) no Brasil e nos três Estados do Sul, tal como era previsto pela MetSul Meteorologia. Há chance de mais neve e a temperatura deve cair ainda mais. No Rio Grande do Sul, a precipitação foi muito inexpressiva durante a tarde com alguns poucos flocos em São José dos Ausentes, onde de manhã já havia ocorrido chuva congelada.

A temperatura durante o dia em Ausentes ficou a maior parte do período entre 1°C e 3°C nesta segunda. Mas nesta terça-feira (29), fez -2,9°C em São José dos Ausentes.

Nevou nesta terça-feira pelo segundo dia seguido no Sul do Brasil, mas desta vez todas as ocorrências se deram no Rio Grande do Sul, ao contrário da véspera em que a neve caiu nos três Estados do Sul, segundo a MetSul.

“A ocorrência do fenômeno no território gaúcho foi favorecida pelo ingresso de nuvens com instabilidade da circulação da tempestade subtropical Raoni, localizada na costa gaúcha. A circulação do ciclone subtropical Raoni na costa começou a ingressar no Rio Grande do Sul ainda na noite da segunda-feira e trouxe neve fraca em Quaraí, onde o fenômeno é por demais raro, e ainda chuva congelada em Santiago e em Livramento”, informou a MetSul.

Com as nuvens dominando grande parte do Estado e com precipitação leve isolada, a neve caiu muito fraca e brevemente em cidades da Serra Gaúcha como Caxias do Sul, Flores da Cunha, Gramado e Canela, e ainda em Soledade. Houve também o registro de chuva congelada em diferentes pontos das áreas de maior altitude do Estado.

“Modelos numéricos indicam ainda uma pequena chance de nevar nas áreas de maior altitude do Nordeste gaúcho na madrugada desta quarta, mas a cada hora que passa a probabilidade de nevar diminui no Rio Grande do Sul. Isso porque mesmo havendo instabilidade e ar muito gelado em camadas baixas da atmosfera, perto da superfície, começa a ocorrer perda de suporte em altitude com o enfraquecimento do ar polar e temperatura que passa para a coluna positiva em 1.500 metros (850 hPa)”, afirma a MetSul.

Assim, começa a faltar frio em camadas mais altas da atmosfera para que a neve se precipite. No decorrer desta quarta, qualquer possibilidade de nevar desaparece com menos frio em altitude a tempo mais aberto, diz a MetSul.

A semana promete ser de frio intenso em boa parte do Brasil, segundo previsões do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A massa de ar polar que avança pelo Sul deve deixar as temperaturas abaixo de zero em uma ampla área entre o norte do Rio Grande do Sul, meio-oeste e planalto sul de Santa Catarina e o sul do Paraná. Há possibilidade de novas ocorrências de neve na região, como verificado na última segunda-feira (28).

Ao longo de toda a semana, segundo o Inmet, as condições atmosféricas propícias para a formação de geada, de moderada a forte, devem persistir na região Sul e no Mato Grosso do Sul, podendo se estender para São Paulo e Minas Gerais.

Nesta quarta-feira (30), “as condições meteorológicas estarão favoráveis à formação de geadas em áreas isoladas do Oeste, Noroeste e Norte do Rio Grande do Sul, Sul, Oeste Meio Oeste, e Planalto Norte de Santa Catarina e Paraná exceto o Leste. Condição de queda de Neve no Nordeste e Serra do Sudeste do Rio Grande do Sul. (…) Até ás 11h desta quarta-feira, as condições meteorológicas serão favoráveis a ventos costeiros, com velocidade entre (70Km e 90km/) no Leste do Rio Grande do Sul”, informa o Inmet.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Brasileira salva a filha mas é uma das três mulheres mortas em ataque a faca na Alemanha
WhatsApp libera transferência de dinheiro a todos os usuários do Brasil
https://www.osul.com.br/nevou-nos-tres-estados-do-sul-vem-mais-neve-e-a-temperatura-caira-ainda-mais/ Nevou nos três Estados do Sul, vem mais neve e a temperatura cairá ainda mais 2021-06-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar